Como é feito o cálculo de rotatividade?

A rotatividade ou turnover é uma taxa calculada entre a contratação e os desligamentos de uma empresa. A Sólides apresenta o cálculo automático em sua plataforma, entenda como funciona!

A rotatividade é um indicador relacionado às admissões e demissões de um negócio. É uma taxa importante de ser avaliada em uma rotina de RH, uma vez que quando se apresenta muito alta há um impacto na visão do mercado para a empresa, entendendo que esta não sabe reter bem seus talentos.

Por ser um fator que merece receber uma atenção especial, é importante lembrar que a rotatividade é um processo que pode ser influenciado por diversas variáveis, tanto internas quanto externas, que podem aumentar consideravelmente a taxa, e isso deve ser analisado com cuidado.

Existem diferentes fórmulas para calcular a rotatividade da sua empresa, entre dados de turnover geral, turnover de desligados e tunover de admissão.

Na plataforma Sólides, há um gráfico que realiza o cálculo de rotatividade da sua empresa, baseado no cálculo de turnover de desligados que é realizado para que possamos medir a eficiência da retenção de talentos, levando em consideração o número de colaboradores desligados no mês, em relação ao número de colaboradores ativos até a data em questão. Deste modo, a fórmula utilizada para o cálculo é a seguinte:

 

Total de desligados no mês
__________________________________

Total de colaboradores ativos

 

Para acessar este gráfico, basta acessar a plataforma Sólides, e abaixar a barra de rolagem até o final da sua página de People Analytics, como apresentado a seguir:


rotativi.gif

Com o cálculo realizado automaticamente você terá mais agilidade na revisão e avaliação dos dados apresentados para que consiga tomar decisões cada vez mais assertivas e reter cada vez mais talentos.

Não deixe de verificar!

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 6 de 6

Comentários

1 comentário
  • É muito importante o processo de manter o turnover em equilíbrio, pois o desenvolvimento de uma equipe depende muito da rotatividade . Quanto mais roda a equipe menos se adquiri qualidade na rotina e nas atividades no ambiente de trabalho

    0

Por favor, entre para comentar.