Neste artigo te ensinamos a navegar pelo menu de Pesquisas. Confira!
Importante: o menu passou por uma mudança recentemente. Por isso, vamos apontar as principais diferenças na ferramenta.
O acesso ao menu continua o mesmo: no menu Retenção e Engajamento, clique em Pesquisas:
Depois, clique em Criar nova pesquisa. Uma página com todas as ferramentas necessárias para criar uma pesquisa aparecerá. Nela você poderá verificar que a construção da pesquisa será realizada em 4 grandes etapas:
- Configurações: etapa onde você deverá definir as configurações gerais da pesquisa, como: categoria da pesquisa, título da pesquisa, decrição, privacidade das respostas, data de início, data de encerramento, e a permissão de agrupamento das respostas;
- Perguntas: etapa na qual você definirá cada uma das questões que irão compor a sua pesquisa, podendo definir também qual o tipo de resposta que deseja para cada pergunta (entre questões abertas, de múltipla escolha, entre outras), e incluir também se deseja que a pergunta seja obrigatória ou não;
- Público: este é o momento no qual você deve decidir quem poderá acessar e responder a sua pesquisa, entre colaboradores ativos ou inativos (aqueles que já foram demitidos no sistema), qual o departamento e cargo será o foco da pesquisa, qual o meio por onde receberão o link, e por fim, selecione por nomes, os colaboradores que poderão responder o questionário;
- Pré-visualização: esta é apenas uma etapa de confirmação. Visualize todas as configurações da pesquisa criada e verifique se não há nenhum erro no processo. Caso perceba algum erro, clique em editar informações; caso perceba que a pesquisa está pronta para a divulgação, clique em Criar Pesquisa.
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Principais Mudanças
Um dos principais pontos de modificação da versão antiga para a nova está concentrada nas perguntas. Antes, ao selecionar as opções de resposta, tínhamos três: texto, múltipla escolha e única escolha.
Agora, possuímos os seguintes formatos de resposta:
- texto livre;
- parágrafo;
- múltipla escolha;
- seleção;
- escala;
- lista de opções;
- data;
- grade;
Ou seja, o processo de montagem da pesquisa segue o mesmo, mas agora temos uma gama maior de opções de respostas. No GIF abaixo passamos rapidamente por cada uma delas:
Outro ponto importante que sofreu mudanças significativas foi no envio da pesquisa, uma vez que a mesma não pode ser enviada mais pela lista inicial de pesquisas, e por isso, ao acessar o menu para reenviar alguma pesquisa, é necessário clicar em e selecionar a opção editar, para conseguir enviar a mesma no formato desejado.
Por fim, é importante se lembrar também que, após a pesquisa ser finalizada não é possível mais realizar a edição dela, para reenviar para novos colaboradores. Caso queira realizar este processo, é necessário duplicar a pesquisa e realizar a abertura de um novo questionário.
Importante: O CPF é obrigatório mesmo em pesquisas anônimas. Isso ocorre para evitar fraudes no processo de resposta e garantir a assertividade dos dados. Mas não se preocupe! O RH não consegue identificar quem respondeu a pesquisa anônima.
Como filtrar as pesquisas já feitas?
Ao acessar o menu, é possível filtrar as pesquisas existentes no sistema através das seguintes opções:
- título da pesquisa;
- status;
- categoria;
- formas de disponibilização.
Tem alguma dúvida sobre a nova organização da ferramenta? Acesse nosso chat dentro da plataforma!
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