Métricas de Recrutamento: como funciona?

O menu Métricas de Recrutamento apresenta todos os dados mais estratégicos para uma análise apurada sobre o processo de R&S na sua empresa. Veja só:

Clique aqui para acessar a sessão que desejar:

  1. O menu métricas de Recrutamento
  2. Métricas de satisfação: como analisar?

 

1. O menu métricas de Recrutamento

O menu Métricas de Recrutamento, é encontrado na aba Atração de Talentos, e traz dados completos sobre seus processos seletivos e as contratações realizadas de acordo com o período selecionado para a análise.

Sua utilização é muito benéfica para entender os padrões de recrutamento da empresa e, também, o momento que a organização vive. Além de contribuir fortemente para um melhor conhecimento sobre o seu público alvo, através de dados demográficos dos candidatos, e assim, conseguir adaptar melhor os processos e a própria comunicação para este público.

Aqui, temos dados sobre:

  • vagas abertas x vagas fechadas: um gráfico comparativo, que apresenta a quantidade de vagas abertas e efetivamente fechadas, durante o período selecionado. É importante analisar estes números para identificar se as vagas estão seguindo o tempo previsto pelo time resposnável;
  • quantidade de contratações no período definido: quantos candidatos foram movidos para a coluna Contratado do processo seletivo;
  • porcentagem de sucesso na contratação: dos candidatos contratados em processos seletivos, quantos permanecem como colaboradores da empresa por mais de 3 meses;
  • vagas abertas e fechadas: quantidade de vagas abertas (novas vagas criadas) x quantidade de vagas fechadas (concluídas);
  • prazo de fechamento das vagas: vagas que foram fechadas dentro ou fora do prazo que foi estipulado na abertura da vaga;
  • motivos de contratação: contagem da opção selecionada no campo Motivo de contratação disponível na abertura da vaga;
  • motivos de desclassificação: contagem dos motivos de desclassificação selecionados no processo seletivo;
  • origem dos candidatos: contagem do meio pelo qual o candidato chegou até à vaga;
  • idade dos candidatos;
  • gênero dos candidatos;
  • formação dos candidatos: contagem da formação dos candidatos informada em seu CV;
  • orientação sexual dos candidatos;
  • sexo dos candidatos;
  • raça/cor dos candidatos;
  • quantidade de vagas para PCD: contagem de vagas que preencheram o campo de vaga para PCD;
  • quantidade de vagas afirmativas: contagem de vagas que preencheram o campo vagas afirmativas;

Além disso, também é possível idetificar dados estratégicos do seu Banco de Talentos:

  • Total de candidatos no Banco: quantidade total de pessoas que se inscreveram em algum processo seletivo, ou apenas no banco de talentos da empresa. Importante analisar este dado para compreender o nível de interesse de novos candidatos na sua empresa;
  • Currículos concorrendo a vagas: quantidade total de pessoas que se inscreveram em alguma vaga em aberto da sua empresa, considerando aqueles que ainda estão em vagas que se encontram em andamento;
  • Não se candidataram a vagas: quantidade total de pessoas que se candidataram apenas no banco de talentos da sua empresa, sem participar de nenhum processo seletivo específico.

É importante relembrar que: essa dashboard só apresenta dados coerentes se você estiver movimentando seus processos seletivos com frequência. Os dados gerados são indispensáveis na adaptação de um processo funcional e bem-sucedido.

 

2. Métricas de satisfação: como analisar?

Clique na aba Métricas de Satisfação, e utilize os filtros disponíveis para visualizar os dados:

  • Período: selecione o intervalo desejado.
  • Vagas específicas: analise métricas relacionadas a processos seletivos específicos.

Assim, você terá dados estratégicos relacionados ao nível de satisfação dos candidatos com seus processos seletivos, e assim poderá trabalhar para melhorar a sua posição como marca empregadora no mercado. Para isso, leve em consideração todas as métricas:

- Média geral de satisfação

O que é: A pontuação média dada pelos candidatos ao processo seletivo como um todo, com base nas avaliações de todas as etapas.

O que revela:

  • Nível de satisfação geral dos candidatos.
  • Indica se o processo é bem recebido ou se há espaço para melhorias globais.

Como usar: Uma média alta sugere que os candidatos estão tendo uma boa experiência. Já uma média baixa pode indicar pontos que merecem atenção.


- Taxa de engajamento

O que é: O percentual de candidatos que responderam à avaliação em relação ao total de inscritos no processo seletivo.


- Pontuação média de satisfação por etapa

O que é: A média de satisfação específica para cada etapa do processo seletivo (ex.: triagem de currículos, entrevistas, dinâmicas de grupo).

O que revela:

  • Quais etapas são mais bem avaliadas.
  • Quais etapas estão causando atrito ou insatisfação.

Como usar:

  • Etapas com pontuação baixa devem ser revisadas para entender os pontos de insatisfação (ex.: falta de clareza etc.).
  • Etapas com pontuação alta podem ser reforçadas como boas práticas.

- Visão geral de avaliação por etapa

O que é: Uma análise que detalha os principais motivos associados às diferentes pontuações (ex.: 5 estrelas, 4 estrelas, etc.) atribuídas pelos candidatos em cada etapa do processo seletivo.

O que revela:

  • Percepções dos candidatos sobre o que está funcionando bem ou precisa ser ajustado em cada etapa.
  • Tendências de satisfação com base no feedback quantitativo e qualitativo.

Como usar:

  • Identifique padrões nos motivos para altas ou baixas avaliações.
  • Reforce práticas que levam a avaliações positivas.
  • Ajuste etapas com pontuações mais baixas, analisando os fatores mencionados pelos candidatos.

- Comentários dos candidatos

O que é: Feedback textual dos candidatos sobre cada etapa ou o processo como um todo.

O que revela:

  • Percepções detalhadas e sugestões diretas dos candidatos.
  • Exemplos de boas práticas e pontos que precisam ser ajustados.

Como usar: Leia atentamente os comentários para identificar tendências e entender a experiência do ponto de vista do candidato. Esse feedback é fundamental para ajustes específicos.

 

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Se tiver dúvidas, entre em contato com nosso chat pelo botão de Ajuda.

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