Na solução de DP da Sólides, um colaborador pode ter vários gestores. O Gestor Imediato, escolhido da lista de gestores vinculados, é responsável por aprovar e assinar documentos como admissão, folha de ponto e férias. Apenas o administrador ou empregador podem cadastrar o Gestor Imediato.
Clique nos links abaixo para acessar a seção que desejar:
- Qual a diferença entre gestor e gestor imediato?
- Cadastrando um gestor imediato
- Cadastrando um gestor imediato para colaboradores
1. Qual a diferença entre gestor e gestor imediato?
Gestor: É responsável por gerenciar atividades operacionais, como acompanhar, ajustar e aprovar ou reprovar pontos e férias dos colaboradores. Suas funções incluem a validação de registros e tratamento de ocorrências, garantindo o bom funcionamento da rotina dos colaboradores sob sua supervisão. O fluxo de trabalho do gestor permanece inalterado em sua gestão.
Gestor Imediato: Além das mesmas responsabilidades do gestor, o gestor imediato tem um papel mais estratégico e participa diretamente na consolidação de processos. Ele é necessário em aprovações finais ou assinaturas de documentos importantes, agregando uma camada extra de validação em processos específicos.
A diferença principal entre eles é o nível de envolvimento: o gestor cuida do dia a dia, enquanto o gestor imediato atua de forma mais estratégica e envolvida em momentos-chave dos processos.
2. Cadastrando um gestor imediato
- Faça login na plataforma web.
- No menu lateral, clique em Cadastros gerais e escolha a opção Gestores.
- Escolha o gestor desejado na lista que aparecerá na parte inferior da página ou utilize o campo de filtro para encontrá-lo. Caso ainda não tenha cadastro o gestor, entenda como fazer.
- Em seguida, clique no ícone lápis de edição, ao lado esquerdo do nome.
- Na página seguinte, clique na aba Imediatos
- Clique no botão Selecionar Colaboradores, preencha o nome do colaborador, ou coloque todos, e a filial desejada.
- Ative o botão ao lado direito do nome do colaborador desejado ou clique no botão Marcar Todos, para vincular o gestor como Gestor Imediato de todos os colaboradores.
- Para validar a ação, clique no botão Vincular.
Para excluir o gestor imediato basta clicar no ícone de lixeira, ao lado direito do nome do colaborador.
Atenção: Um colaborador não pode ter dois gestores imediatos simultaneamente. Ao vincular um novo gestor imediato, o sistema automaticamente define a data de término do gestor anterior.
3. Cadastrando um gestor imediato para colaboradores
- Faça login na plataforma web.
- Na parte superior da página, clique em Colaboradores.
- Outra opção é, no menu lateral, clicar em Cadastros gerais e, em seguida, escolher a opção Colaboradores.
- Utilize a caixa de filtro para encontrar o colaborador desejado ou o encontre na listagem no fim da página. Depois, clique no ícone de lápis, ao lado esquerdo do nome do colaborador.
- Clique na aba Gestores.
- Na caixa Gestor Imediato, clique no botão Novo Gestor Imediato e, depois, escolha quem será o gestor e qual o início da vigência. Preencher o final da vigência não é obrigatório.
- Para concluir a ação clique no botão Salvar.
Para excluir o Gestor Imediato de um colaborador, clique em Remover gestor ao lado do ícone de lixeira.
Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião abaixo!
Comentários
Por favor, entre para comentar.