O que é o "gestor imediato" e como cadastrá-lo?

Na solução de DP da Sólides, um colaborador pode ter vários gestores. O Gestor Imediato, escolhido da lista de gestores vinculados, é responsável por aprovar e assinar documentos como admissão, folha de ponto e férias. Apenas o administrador ou empregador podem cadastrar o Gestor Imediato.

Clique nos links abaixo para acessar a seção que desejar:

  1. Qual a diferença entre gestor e gestor imediato?
  2. Cadastrando um gestor imediato 
  3. Cadastrando um gestor imediato para colaboradores

1. Qual a diferença entre gestor e gestor imediato?

Gestor: É responsável por gerenciar atividades operacionais, como acompanhar, ajustar e aprovar ou reprovar pontos e férias dos colaboradores. Suas funções incluem a validação de registros e tratamento de ocorrências, garantindo o bom funcionamento da rotina dos colaboradores sob sua supervisão. O fluxo de trabalho do gestor permanece inalterado em sua gestão.

Gestor Imediato: Além das mesmas responsabilidades do gestor, o gestor imediato tem um papel mais estratégico e participa diretamente na consolidação de processos. Ele é necessário em aprovações finais ou assinaturas de documentos importantes, agregando uma camada extra de validação em processos específicos.

A diferença principal entre eles é o nível de envolvimento: o gestor cuida do dia a dia, enquanto o gestor imediato atua de forma mais estratégica e envolvida em momentos-chave dos processos.

2. Cadastrando um gestor imediato 

  • Faça login na plataforma web.
  • No menu lateral, clique em Cadastros gerais e escolha a opção Gestores.
  • Escolha o gestor desejado na lista que aparecerá na parte inferior da página ou utilize o campo de filtro para encontrá-lo. Caso ainda não tenha cadastro o gestor, entenda como fazer.
  • Em seguida, clique no ícone lápis de edição, ao lado esquerdo do nome.
  • Na página seguinte, clique na aba Imediatos
  • Clique no botão Selecionar Colaboradores, preencha o nome do colaborador, ou coloque todos, e a filial desejada.  
  • Ative o botão ao lado direito do nome do colaborador desejado ou clique no botão Marcar Todos, para vincular o gestor como Gestor Imediato de todos os colaboradores. 
  • Para validar a ação, clique no botão Vincular. 

Para excluir o gestor imediato basta clicar no ícone de lixeira, ao lado direito do nome do colaborador. 


Atenção: Um colaborador não pode ter dois gestores imediatos simultaneamente. Ao vincular um novo gestor imediato, o sistema automaticamente define a data de término do gestor anterior.


3. Cadastrando um gestor imediato para colaboradores

  • Faça login na plataforma web.
  • Na parte superior da página, clique em Colaboradores
  • Outra opção é, no menu lateral, clicar em Cadastros gerais e, em seguida, escolher a opção Colaboradores
  • Utilize a caixa de filtro para encontrar o colaborador desejado ou o encontre na listagem no fim da página. Depois, clique no ícone de lápis, ao lado esquerdo do nome do colaborador.
  • Clique na aba Gestores.
  • Na caixa Gestor Imediato, clique no botão Novo Gestor Imediato e, depois, escolha quem será o gestor e qual o início da vigência. Preencher o final da vigência não é obrigatório. 
  • Para concluir a ação clique no botão Salvar.

Para excluir o Gestor Imediato de um colaborador, clique em Remover gestor ao lado do ícone de lixeira. 

 

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião abaixo!

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 5 de 7

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.