Horas in itinere: como habilitar e realizar o registro?

Horas in itinere são referentes ao período de deslocamento do colaborador de casa para o local de trabalho e vice-versa. Conforme a Reforma Trabalhista de 2017, esse período não será computado como jornada de trabalho.

Dessa forma, para o colaborador registrar as horas in itinere, é necessário que essa configuração seja liberada. Entenda como fazer a ação via plataforma web:

  • Acesse o menu Colaboradores.
  • Clique na opção Colaboradores e depois no ícone de lápis de edição em frente ao nome do colaborador que deseja editar.
  • Acesse a aba Regras de Ponto.
  • Habilite a opção “Permitir registro de Horas in Itinere”.
  • Clique no botão Salvar.

Após esse procedimento, o colaborador poderá registrar as horas in itinere realizadas na tela inicial do aplicativo de controle de ponto.

Caso o colaborador se esqueça de registrar, o administrador ou gestor da conta, com permissão habilitada, poderá realizar o lançamento do motivo de ajuste no horário desejado e todos os lançamentos serão mostrados nos relatórios.

Como fazer o registro de horas in itinere via aplicativo? 

O colaborador pode realizar o registro da hora in itinere via aplicativo, confira o passo a passo: 

  1. Acesse o aplicativo Sólides Ponto e faça login com o Código do Empregador e o seu PIN.
  2. No topo da tela inicial do app, clique em Registrar no campo Hora in Itinere.
  3. Um temporizador se iniciará, contabilizando quanto tempo você está em deslocamento.
  4. Ao chegar no seu destino, clique no ícone do quadrado ao lado do temporizador para finalizar o registro da hora in itinere.
  5. Registre o ponto para iniciar a sua jornada de trabalho.

Observações importantes:

O registro da hora in itinere só poderá ser feito quando não houver abertura de ponto, uma vez que essa hora não é contabilizada como jornada de trabalho. Dessa forma, o colaborador deve registrar a hora in itinere antes de iniciar a jornada ou após terminá-la.

Caso o colaborador se esqueça de registrar a hora in itinere, o administrador ou gestor da conta, com permissão habilitada, poderá lançá-la em atraso, como um motivo de ajuste.

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