Durante o fechamento de folha, é preciso revisar cuidadosamente as marcações dos colaboradores, assim como pendências, assegurando que as horas trabalhadas, as faltas e as horas excedentes sejam contabilizadas corretamente nos relatórios.
Importante: o formato da folha de ponto e saldos gerados são definidos na regra de ponto e escala.
Neste artigo, você entenderá:
- Dashboard: aprove pontos, motivos pendentes e veja alertas
- Apropriação de Horas: tratativas de ponto (lançamento ou exclusão)
- Afastamentos (para contas com o menu ativo)
- Emissão de relatórios (folha de ponto, banco de horas, hora extra e outros)
- Como definir fechamento (trava) de ponto e impedir alterações indesejadas?
- Como armazenar o relatório da folha de ponto?
- Como enviar folha de ponto para assinatura?
- Precisa realizar outros processos? (feriados, eventos de sistema de pagamento, regras e escalas)
- Precisa de mais ajuda? Confira os canais de atendimento!
1. Dashboard: aprove pontos, motivos pendentes e veja alertas
- Na tela inicial do sistema, clique no botão Dashboard.
- Agora, observe as incongruências de:
Pontos:
Clique na caixa e você poderá visualizar registros de pontos que estão pendentes de sua aprovação.
- No campo Filtro, insira as informações do colaborador desejado, data necessária e clique no botão Consultar ou role para o final da página onde estarão os ponto pendentes em aberto.
Caso não apareça a justificativa, clique no ícone de engrenagem para descobrir a razão e, depois, clique em Aprovar ou Reprovar para validá-la.
Para entender todos os detalhes, leia o artigo:
Ajustes:
Clique na caixa e você verá os motivos de ajuste (como folga, compensação, abono) solicitado pelo colaborador e aprovar ou reprovar.
- No campo Filtro, insira as informações do colaborador desejado, data necessária e clique no botão Consultar ou role para o final da página onde estarão os ajustes de ponto em aberto.
Analise os pedidos e, em seguida, clique em Aprovar ou Reprovar para validá-los.
Para entender todos os detalhes, leia o artigo:
Inconsistências:
Clique na caixa e confira os alertas configurados na conta acerca da rotina do colaborador (como faltas, ponto aberto, ausência de intervalo ou excesso de horas extras ).
- No campo Filtro, insira as informações do colaborador desejado e Clique no botão Reanalisar para atualizar as informações.
- Clique no botão Consultar ou role para o final da página onde estarão as inconsistências em aberto.
- Caso esteja ok, confira a razão e clique no ícone de correto (✓).
Caso precise verificar quais são as inconsistências, clique no ícone de lupa (🔍). Você será redirecionado para a página de Apropriação de Horas, para continuar o processo.
Atenção: para entender o motivo das inconsistências, leia os campos tipo e comentário.
Para entender todos os detalhes, leia o artigo:
2. Apropriação de Horas: tratativas de ponto (lançamento ou exclusão)
Na tela de apropriação de horas é possível registrar e categorizar as horas trabalhadas pelos colaboradores, permitindo a análise de jornadas e ajustes necessários para que os pontos saiam corretamente na folha de ponto.
- Na parte superior da tela inicial, clique no atalho Apropriação de Horas.
- Utilize a caixa Filtro para buscar o colaborador necessário.
- Selecionar os três pontos no dia desejado, clique na opção Lançar Ponto em Atraso ou Lançar motivo de ajuste.
Importante: a tratativa é individual, pesquise por cada colaborador e período. Assista também o vídeo tutorial.
Lançar ponto em Atraso:
Para registrar pontos que não foram lançados no horário correto.
- Selecionar os três pontos (⋮) no dia desejado, clique na opção Lançar Ponto em Atraso.
- Coloque a Justificativa, Data, Hora, Documento em Anexo e Observação (Caso necessário).
- Valide a ação em Salvar.
Para excluir um ponto, clique no ícone de X ao lado do registro correspondente.
Para atualizar os dados, clique no ícone de setas de reprocessar (⭾).
Para mais detalhes, leia o artigo:
Lançar motivo de ajuste:
Essa ação permite registrar justificativas para abonar, gerar faltas e absenteísmo ou não, por motivos como sobreaviso, compensação de horas ou outros.
- Selecionar os três pontos (⋮) no dia desejado, clique na opção Lançar motivo de ajuste.
- Coloque a Motivo, os períodos, Documentos em Anexo e Observação (Caso necessário).
- Valide a ação em Salvar.
Para mais detalhes, leia o artigo.
Importante: é possível gerar relatórios e verificar o que já foi tratado ainda nessa página, clique no botão Imprimir e escolha a opção: Folha de Ponto, Horas Extras, Banco de Horas.
3. Afastamentos (para contas com o menu ativo)
Esse menu é uma nova funcionalidade da Sólides para o registro de atestados médicos e outros afastamentos. Tanto colaboradores quanto gestores podem registrar afastamentos, permitindo um acompanhamento fácil e eficiente pela liderança.
Importante: caso o menu de afastamentos não esteja liberado em sua plataforma, o lançamento e aprovações devem ser realizados como motivo de ajuste. Como apresentado no item 2.
Lançar um novo afastamento
Para lançar um novo afastamento de determinado colaborador, basta seguir os passos:
- Acesse a Solução de DP da Sólides;
- No menu lateral, vá até Ponto, escolha a opção Controle de Ponto e, depois, clique em Afastamentos;
- Clique na opção Lançar Afastamento, e preencha todos os dados necessários.
Lembre-se de que todos os dados sinalizados com asterisco (*) são obrigatórios ser preenchidos, sendo eles: Colaborador, Tipo afastamento, Data de início, Tempo ausente, Dias afastado.
Validar afastamentos lançados pelos colaboradores
Para contas com o menu afastamentos ativo, o colaborador pode lançar atestados médicos ou outros afastamentos maiores por ele, e o gestor poderá aprová-lo ou não. Siga os passos:
- No menu lateral, vá até Ponto, escolha a opção Controle de Ponto e, depois, clique em Afastamentos;
- Verifique os novos afastamentos ou utilize a opção de Busca Avançada para filtrar os afastamentos ainda em análise;
- Clique na ícone ao lado esquerdo do nome do colaborador;
- Vá até a parte inferior da tela, e clique em Aprovar ou Reprovar, conforme necessário.
4. Emissão de relatórios (folha de ponto, banco de horas, hora extra e outros)
Pronto, com todos os passos anteriores realizados, você pode seguir para a emissão de todos os relatórios necessários. Você encontrará todos eles em:
- No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Relatórios.
Assista ao tutorial em vídeo para entender como emitir e interpretar os relatórios:
Relatório de Folha de Ponto
- No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Relatórios e, depois, clique em Folha de Ponto.
- Selecione as informações solicitadas, habilite a opção Saldo de Banco de Horas e clique no botão Gerar Relatório.
- Na caixa Selecionar Colaborador, é possível filtrar por um colaborador específico. Você poderá gerar o relatório detalhado e/ou compacto. Para isso basta clicar no botão desejado.
- Na listagem que aparecerá ao final da página, clique no ícone de nuvem, disponível na coluna Ações, para baixar os relatórios. É possível enviar os arquivos para o e-mail vinculado à conta. Para isso, clique no botão Enviar por e-mail. Os e-mails não são enviados para cada um dos colaboradores, mas sim para o administrador da conta, ok?
Relatório de Banco de Horas:
- No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Relatórios e, depois, clique em Banco de Horas / Hora Extra.
- Selecione a opção Banco de Horas.
- Selecione pelo menos um filtro para fazer a consulta, é possível filtrar por um colaborador específico.
- Clique em Gerar Relatório.
Observação: caso queira gerar o relatório seja desde o início da vigência, habilite a opção Buscar desde o início da vigência?
Relatório de Horas Extras:
- No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Relatórios e, depois, clique em Banco de Horas/Hora Extra.
- Mude para a aba Horas Extras, filtre conforme necessário e clique no botão Gerar Relatório.
Para saber entender mais detalhes ou queria tirar um relatório em lote, leia o artigo:
5. Como definir fechamento (trava) de ponto e impedir alterações indesejadas?
Após o fechamento mensal da folha de ponto, é possível habilitar o controle de fechamento da folha de ponto para impedir novas alterações (ponto, escala, ajustes, quitação, etc.) para datas anteriores à data de fechamento.
- Faça login na plataforma web.
- No menu lateral, clique em Pontos, escolha a opção Controle de ponto e, depois, clique em Fechamento de ponto.
- Na página seguinte, insira a data do fechamento.
- Para validar a ação, clique no botão Salvar e, em seguida, em Sim.
Para entender mais detalhes do processo, leia o artigo:
6. Como armazenar o relatório da folha de ponto?
É importante que você sempre salve todas as folhas de pontos e relatórios emitidos. Para isso, você pode seguir de duas maneiras:
Em seu computador:
- Organize seus arquivos criando uma pasta com o nome do relatório, por exemplo: “Folha de Ponto”.
- Nessa pasta, salve todas as versões já geradas, sempre nomeadas com o mês correspondente.
- Se preferir, você também pode criar uma pasta separada para cada mês, especialmente se houver diversos relatórios mensais.
Essa prática facilita o acesso e o controle das informações.
Caso possua ou queria contratar o módulo GED da Sólides:
O GED é a uma solução web para arquivar, gerenciar e assinar documentos de forma centralizada, segura e 100% digital, com arquivos organizados na nuvem.
- Crie uma pasta com o nome do arquivo.
- Envie o relatório diretamente para a pasta do GED, ou suba o arquivo e faça inserção na página.
Pronto! Pelo GED, você pode gerenciar todos seus arquivos e enviá-los para assinatura, com comprovação jurídica.
Para saber mais detalhes:
- Artigo - Como utilizar a Gestão Eletrônica de Documentos (GED)?
- Tutorial em vídeo - Menu GED : como arquivar e gerenciar documentos?
7. Como enviar folha de ponto para assinatura?
Para realizar essa ação, você precisa ter contratado os módulos específicos: Assinatura eletrônica (realizado pelo aplicativo) ou GED (Assinatura Digital). Caso não tenha, baixe o relatório e siga com os procedimentos internos da sua empresa.
Assinatura eletrônica:
- No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Colaborador e, depois, clique em Ass. Eletrônica Folha de Ponto.
- Na próxima página, clique na aba Solicitar Assinaturas, preencha as informações necessárias e, depois, clique em Consultar.
- Selecione os colaboradores que receberão a solicitação e clique no botão Solicitar Assinaturas.
- Informe o período da folha que deve ser assinada e clique novamente em Enviar folha para assinatura, depois clique em OK.
Agora, será possível acompanhar o pedido.
Para mais detalhes, leia o artigo:
GED: Assinatura Digital
- Ainda no processo do menu Ass. Eletrônica Folha de Ponto, após solicitar assinaturas, você pode ativar a opção Solicitar assinatura pelo GED.
- Defina a data limite e confirme a ação clicando em Enviar folha para assinatura.
Os colaboradores receberão o link de assinatura por e-mail.
Para entender como realizar o processo por dentro do menu GED:
- Artigo - Como utilizar a Gestão Eletrônica de Documentos (GED)?
- Tutorial em vídeo - Menu GED: como solicitar e gerenciar assinaturas?
8. Precisa realizar outros processos?
Para integrar folhas de pagamento com o sistema da Sólides:
- Como integrar minha folha de pagamento com o sistema de DP da Sólides?
- Como exportar eventos da folha de pagamento na solução de DP da Sólides?
Para realizar ajustes de feriados:
Para ajustar regras de ponto:
Atenção: algumas ações, como alterar escalas ou regras de ponto, podem impactar as folhas de ponto e os saldos — inclusive os antigos.
As escalas definem a carga horária prevista de trabalho, os intervalos e a organização dos registros de ponto. Já a regra de ponto orienta o sistema sobre como calcular os saldos. Por isso, é importante ter cuidado ao realizar essas alterações.
Se não quiser que relatórios antigos sejam afetados, recomendamos criar uma nova regra ou escala e vinculá-la ao(s) colaborador(es) a partir da data desejada.
Pronto! Agora você já pode realizar o fechamento da folha de ponto dos seus colaboradores.
Precisa de mais ajuda? Confira os canais de atendimento!
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