Como ajustar os pontos para fechar a Folha no Sólides DP?

Durante o fechamento de folha, é preciso revisar cuidadosamente as marcações dos colaboradores, assim como pendências, assegurando que as horas trabalhadas, as faltas e as horas excedentes sejam contabilizadas corretamente nos relatórios.


Importante: o formato da folha de ponto e saldos gerados são definidos na regra de ponto e escala.


Neste artigo, você entenderá:

  1. Dashboard: aprove pontos, motivos pendentes e veja alertas
  2. Apropriação de Horas: tratativas de ponto (lançamento ou exclusão)
  3. Afastamentos (para contas com o menu ativo)
  4. Emissão de relatórios (folha de ponto, banco de horas, hora extra e outros)
  5. Como definir fechamento (trava) de ponto e impedir alterações indesejadas?
  6. Como armazenar o relatório da folha de ponto?
  7. Como enviar folha de ponto para assinatura?
  8. Precisa realizar outros processos? (feriados, eventos de sistema de pagamento, regras e escalas)
  9. Precisa de mais ajuda? Confira os canais de atendimento!

1. Dashboard: aprove pontos, motivos pendentes e veja alertas

  • Na tela inicial do sistema, clique no botão Dashboard.
  • Agora, observe as incongruências de:

Pontos: 

Clique na caixa e você poderá visualizar registros de pontos que estão pendentes de sua aprovação.

  • No campo Filtro, insira as informações do colaborador desejado, data necessária e clique no botão Consultar ou role para o final da página onde estarão os ponto pendentes em aberto

Caso não apareça a justificativa, clique no ícone de engrenagem para descobrir a razão e, depois, clique em Aprovar ou Reprovar para validá-la.

Para entender todos os detalhes, leia o artigo:

Ajustes:

Clique na caixa e você verá os motivos de ajuste (como folga, compensação, abono) solicitado pelo colaborador e aprovar ou reprovar.

  • No campo Filtro, insira as informações do colaborador desejado, data necessária e clique no botão Consultar ou role para o final da página onde estarão os ajustes de ponto em aberto

Analise os pedidos e, em seguida, clique em Aprovar ou Reprovar para validá-los.

Para entender todos os detalhes, leia o artigo:

Inconsistências:

Clique na caixa e confira os alertas configurados na conta acerca da rotina do colaborador (como faltas, ponto aberto, ausência de intervalo ou excesso de horas extras ).

  • No campo Filtro, insira as informações do colaborador desejado e Clique no botão Reanalisar para atualizar as informações.
  • Clique no botão Consultar ou role para o final da página onde estarão as inconsistências em aberto. 
  • Caso esteja ok, confira a razão e clique no ícone de correto (✓)

Caso precise verificar quais são as inconsistências, clique no ícone de lupa (🔍). Você será redirecionado para a página de Apropriação de Horas, para continuar o processo.  


Atenção: para entender o motivo das inconsistências, leia os campos tipo e comentário


Para entender todos os detalhes, leia o artigo:

2. Apropriação de Horas: tratativas de ponto (lançamento ou exclusão)

Na tela de apropriação de horas é possível registrar e categorizar as horas trabalhadas pelos colaboradores, permitindo a análise de jornadas e ajustes necessários para que os pontos saiam corretamente na folha de ponto. 

  • Na parte superior da tela inicial, clique no atalho Apropriação de Horas.
  • Utilize a caixa Filtro para buscar o colaborador necessário.
  • Selecionar os três pontos no dia desejado, clique na opção Lançar Ponto em Atraso ou Lançar motivo de ajuste

Importante: a tratativa é individual, pesquise por cada colaborador e período. Assista também o vídeo tutorial. 


Lançar ponto em Atraso:

Para registrar pontos que não foram lançados no horário correto.

  • Selecionar os três pontos (⋮) no dia desejado, clique na opção Lançar Ponto em Atraso.
  • Coloque a Justificativa, Data, Hora, Documento em Anexo e Observação (Caso necessário).
  • Valide a ação em Salvar

Para excluir um ponto, clique no ícone de X ao lado do registro correspondente.

Para atualizar os dados, clique no ícone de setas de reprocessar (⭾).

Para mais detalhes, leia o artigo:

Lançar motivo de ajuste:

Essa ação permite registrar justificativas para abonar, gerar faltas e absenteísmo ou não, por motivos como sobreaviso, compensação de horas ou outros.

  • Selecionar os três pontos (⋮) no dia desejado, clique na opção Lançar motivo de ajuste.
  • Coloque a Motivo, os períodos, Documentos em Anexo e Observação (Caso necessário).
  • Valide a ação em Salvar

Para mais detalhes, leia o artigo. 


Importante: é possível gerar relatórios e verificar o que já foi tratado ainda nessa página, clique no botão Imprimir e escolha a opção: Folha de Ponto, Horas Extras, Banco de Horas


3. Afastamentos (para contas com o menu ativo)

Esse menu é uma nova funcionalidade da Sólides para o registro de atestados médicos e outros afastamentos. Tanto colaboradores quanto gestores podem registrar afastamentos, permitindo um acompanhamento fácil e eficiente pela liderança.


Importante: caso o menu de afastamentos não esteja liberado em sua plataforma, o lançamento e aprovações devem ser realizados como motivo de ajuste. Como apresentado no item 2.


Lançar um novo afastamento

Para lançar um novo afastamento de determinado colaborador, basta seguir os passos:

  • Acesse a Solução de DP da Sólides;
  • No menu lateral, vá até Ponto, escolha a opção Controle de Ponto e, depois, clique em Afastamentos;
  • Clique na opção Lançar Afastamento, e preencha todos os dados necessários.

Lembre-se de que todos os dados sinalizados com asterisco (*) são obrigatórios ser preenchidos, sendo eles: Colaborador, Tipo afastamento, Data de início, Tempo ausente, Dias afastado.

Validar afastamentos lançados pelos colaboradores

Para contas com o menu afastamentos ativo, o colaborador pode lançar atestados médicos ou outros afastamentos maiores por ele, e o gestor poderá aprová-lo ou não. Siga os passos:

  • No menu lateral, vá até Ponto, escolha a opção Controle de Ponto e, depois, clique em Afastamentos;
  • Verifique os novos afastamentos ou utilize a opção de Busca Avançada para filtrar os afastamentos ainda em análise;
  • Clique na ícone ao lado esquerdo do nome do colaborador;
  • Vá até a parte inferior da tela, e clique em Aprovar ou Reprovar, conforme necessário.

4. Emissão de relatórios (folha de ponto, banco de horas, hora extra e outros)

Pronto, com todos os passos anteriores realizados, você pode seguir para a emissão de todos os relatórios necessários. Você encontrará todos eles em: 

  • No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Relatórios.

Assista ao tutorial em vídeo para entender como emitir e interpretar os relatórios:

Relatório de Folha de Ponto

  • No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Relatórios e, depois, clique em  Folha de Ponto.
  • Selecione as informações solicitadas, habilite a opção Saldo de Banco de Horas e clique no botão Gerar Relatório
  • Na caixa Selecionar Colaborador, é possível filtrar por um colaborador específico. Você poderá gerar o relatório detalhado e/ou compacto. Para isso basta clicar no botão desejado. 
  • Na listagem que aparecerá ao final da página, clique no ícone de nuvem, disponível na coluna Ações, para baixar os relatórios. É possível enviar os arquivos para o e-mail vinculado à conta. Para isso, clique no botão Enviar por e-mail. Os e-mails não são enviados para cada um dos colaboradores, mas sim para o administrador da conta, ok?

Relatório de Banco de Horas:

  • No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Relatórios e, depois, clique em  Banco de Horas / Hora Extra.
  • Selecione a opção Banco de Horas.
  • Selecione pelo menos um filtro para fazer a consulta, é possível filtrar por um colaborador específico. 
  • Clique em Gerar Relatório.

Observação: caso queira gerar o relatório seja desde o início da vigência, habilite a opção Buscar desde o início da vigência?


Relatório de Horas Extras:

  • No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Relatórios e, depois, clique em Banco de Horas/Hora Extra.
  • Mude para a aba Horas Extras, filtre conforme necessário e clique no botão Gerar Relatório.

Para saber entender mais detalhes ou queria tirar um relatório em lote, leia o artigo:

5. Como definir fechamento (trava) de ponto e impedir alterações indesejadas?

Após o fechamento mensal da folha de ponto, é possível habilitar o controle de fechamento da folha de ponto para impedir novas alterações (ponto, escala, ajustes, quitação, etc.) para datas anteriores à data de fechamento.

  • Faça login na plataforma web.
  • No menu lateral, clique em Pontos, escolha a opção Controle de ponto e, depois, clique em Fechamento de ponto.
  • Na página seguinte,  insira a data do fechamento.
  • Para validar a ação, clique no botão Salvar e, em seguida, em Sim.

Para entender mais detalhes do processo, leia o artigo:

6. Como armazenar o relatório da folha de ponto?

É importante que você sempre salve todas as folhas de pontos e relatórios emitidos. Para isso, você pode seguir de duas maneiras:

Em seu computador:

  • Organize seus arquivos criando uma pasta com o nome do relatório, por exemplo: “Folha de Ponto”. 
  • Nessa pasta, salve todas as versões já geradas, sempre nomeadas com o mês correspondente. 
  • Se preferir, você também pode criar uma pasta separada para cada mês, especialmente se houver diversos relatórios mensais. 

Essa prática facilita o acesso e o controle das informações.

Caso possua ou queria contratar o módulo GED da Sólides:

O GED é a uma solução web para arquivar, gerenciar e assinar documentos de forma centralizada, segura e 100% digital, com arquivos organizados na nuvem.

  • Crie uma pasta com o nome do arquivo. 
  • Envie o relatório diretamente para a pasta do GED, ou suba o arquivo e faça inserção na página. 

Pronto! Pelo GED, você pode gerenciar todos seus arquivos e enviá-los para assinatura, com comprovação jurídica. 

Para saber mais detalhes:

7. Como enviar folha de ponto para assinatura?

Para realizar essa ação, você precisa ter contratado os módulos específicos: Assinatura eletrônica (realizado pelo aplicativo) ou GED (Assinatura Digital). Caso não tenha, baixe o relatório e siga com os procedimentos internos da sua empresa.

Assinatura eletrônica:

  • No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Colaborador e, depois, clique em Ass. Eletrônica Folha de Ponto.
  • Na próxima página, clique na aba Solicitar Assinaturas, preencha as informações necessárias e, depois, clique em Consultar.
  • Selecione os colaboradores que receberão a solicitação e clique no botão Solicitar Assinaturas.
  • Informe o período da folha que deve ser assinada e clique novamente em Enviar folha para assinatura, depois clique em OK

Agora, será possível acompanhar o pedido.

Para mais detalhes, leia o artigo: 

GED: Assinatura Digital 

  • Ainda no processo do menu Ass. Eletrônica Folha de Ponto, após solicitar assinaturas, você pode ativar a opção Solicitar assinatura pelo GED.
  • Defina a data limite e confirme a ação clicando em Enviar folha para assinatura

Os colaboradores receberão o link de assinatura por e-mail. 

Para entender como realizar o processo por dentro do menu GED:

8. Precisa realizar outros processos?

Para integrar folhas de pagamento com o sistema da Sólides:

Para realizar ajustes de feriados:

Para ajustar regras de ponto:


Atenção: algumas ações, como alterar  escalas ou regras de ponto, podem impactar as folhas de ponto e os saldos — inclusive os antigos.

As escalas definem a carga horária prevista de trabalho, os intervalos e a organização dos registros de ponto. Já a regra de ponto orienta o sistema sobre como calcular os saldos. Por isso, é importante ter cuidado ao realizar essas alterações.

Se não quiser que relatórios antigos sejam afetados, recomendamos criar uma nova regra ou escala e vinculá-la ao(s) colaborador(es) a partir da data desejada.


Pronto! Agora você já pode realizar o fechamento da folha de ponto dos seus colaboradores.

 

Precisa de mais ajuda? Confira os canais de atendimento!

Quer conhecer mais sobre o sistema? Confira nossos tutoriais em vídeo
 
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