Fechar a folha de ponto é essencial para garantir a precisão na gestão de horas trabalhadas, validando todos os registros dos colaboradores, geralmente ao final de cada mês. Durante o fechamento, o gestor ou RH revisa cuidadosamente as marcações de entrada e saída, assegurando que as horas trabalhadas, as faltas e as horas extras sejam contabilizadas corretamente.
Neste artigo, você entenderá:
- Como aprovar pontos pendentes pela plataforma web
- Como aprovar pontos pendentes pelo aplicativo Sólides Lideranças
- Como aprovar ajustes de ponto pela plataforma Web
- Como aprovar ajustes de ponto pelo aplicativo Sólides Lideranças
- Como validar inconsistências pela plataforma Web
- Como habilitar o controle de fechamento da folha de ponto
- Como gerar o relatório da folha de ponto pela plataforma Web
1. Como aprovar pontos pendentes pela plataforma web?
Os pontos pendentes acontecem quando os pontos são registrados de forma manual e necessitam de aprovação dos administradores ou gestores das contas. Para validar, siga os seguintes passos:
- Faça login na plataforma web da solução para DP da Sólides.
- Na parte superior direita da tela, passe o mouse sobre o ícone de perfil e escolha a opção Pontos Pendentes. Outra opção de acesso é pelo botão Dashboard, na página inicial. Na tela seguinte, clique em Pontos.
- No campo Filtro, insira as informações do colaborador desejado e clique no botão Consultar ou role para o final da página onde estarão os ajustes de ponto em aberto.
- Clique no ícone de engrenagem para visualizar a marcação e, depois, clique em Aprovar ou Reprovar para validar a ação.
2. Como aprovar pontos pendentes pelo aplicativo Sólides Lideranças?
- Abra o aplicativo Sólides Lideranças e faça login.
- Na tela principal do app, clique na caixa Aprovar pontos.
- Escolha a opção Validar Pontos Pendentes.
- Caso haja pontos pendentes, clique em Aprovar ou Reprovar.
2.1 Aprovar em lote pelo aplicativo Sólides Lideranças
- Abra o aplicativo Sólides Lideranças e faça login.
- Na tela principal do app, clique na caixa Aprovar pontos.
- Selecione na listagem os pontos que deseja aprovar ou clique em Selecionar todos os pontos pendentes.
- Clique no botão Lançar pontos pendentes.
- Agora, confirme a ação para Aprovar ou Reprovar os pontos selecionados.
Importante: ao clicar no botão Análise de pontos selecionados, você terá acesso a quantidade de colaboradores e pontos selecionados, além das observações lançadas e instruções para visualizá-las. Depois poderá aprová-los normalmente.
3. Como aprovar ajustes de ponto pela plataforma Web?
Os ajustes pendentes acontecem quando o colaborador deixa de registrar um ponto ou registra fora do horário habitual e, após cadastrar uma justificativa, como sobreaviso, atestado médico, compensação de horas e etc, elas ficam pendentes de aprovação ou reprovação. Valide as informações da seguinte forma:
- Faça login na plataforma web da solução para DP da Sólides.
- Na parte superior direita da tela, passe o mouse sobre o ícone de perfil e escolha a opção Ajustes Pontos Pendentes. Outra opção de acesso é pelo botão Dashboard, na página inicial. Na tela seguinte, clique em Ajustes.
- No campo Filtro, insira as informações do colaborador desejado e clique no botão Consultar ou role para o final da página onde estarão os ajustes de ponto em aberto.
- Clique no ícone de engrenagem para visualizar a marcação e, depois, clique no botão Aprovar ou Reprovar para validar a ação.
4. Como aprovar ajustes de ponto pelo aplicativo Sólides Lideranças?
Certifique que o seu dispositivo esteja habilitado a utilizar o aplicativo e você, como gestor, com permissões de aprovação no app.
- Baixe o aplicativo Sólides Lideranças e faça o login.
- Na tela principal, clique na caixa Gerenciar ajustes, ou na opção Ajustes em Acompanhe os colaboradores.
- Clique na opção Validar Ajustes de Ponto.
- Caso haja ajustes pendentes, clique em Aprovar ou Reprovar.
5. Como validar inconsistências pela plataforma Web?
Inconsistências de ponto são discrepâncias ou erros nos registros de entrada e saída dos colaboradores, que podem comprometer o controle correto das horas trabalhadas. Entre elas estão os Pontos em Aberto, Faltas, Saldo Negativo, etc. Saiba validar:
- Faça login na plataforma web da solução para DP da Sólides.
- Na parte superior direita da tela, passe o mouse sobre o ícone de perfil e escolha a opção Inconsistências. Outra opção de acesso é pelo botão Dashboard, na página inicial. Na tela seguinte, clique em Inconsistências.
- No campo Filtro, insira as informações do colaborador desejado e clique no botão Consultar ou role para o final da página onde estarão as inconsistências em aberto.
- Clique no ícone de engrenagem para visualizar a marcação e, depois, clique no botão Aprovar ou Reprovar para validar a ação.
6. Como habilitar o controle de fechamento da folha de ponto?
Após o fechamento mensal da folha de ponto, é possível habilitar o controle de fechamento da folha de ponto para impedir novas alterações (ponto, escala, ajustes, quitação, etc.) para datas anteriores à data de fechamento.
Atenção: o fechamento de ponto é realizado automaticamente pelo sistema a cada 90 dias.
- Faça login na plataforma web da solução para DP da Sólides.
- No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Controle de Ponto e, depois , clique em Fechamento de Ponto.
- Na tela seguinte, habilite a opção Ativar Fechamento de Ponto e informe a Data de Fechamento.
- Confirme a ação clicando no botão Salvar.
Observação: ao realizar o fechamento de ponto, o período é consolidado e não poderá mais ser alterado.
7. Como gerar o relatório da folha de ponto pela plataforma Web?
- Faça login na plataforma web da solução para DP da Sólides.
- No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Relatórios e, depois , clique em Folha de Ponto.
- Selecione as informações solicitadas e clique no botão Gerar Relatório. Na caixa Selecionar Colaborador, é possível filtrar por um colaborador específico. Você poderá gerar o relatório detalhado e/ou compacto. Para isso basta clicar no botão desejado.
- Na listagem que aparecerá ao final da página, clique no ícone de nuvem, disponível na coluna Ações, para baixar os relatórios. É possível enviar os arquivos para o e-mail vinculado à conta. Para isso, clique no botão Enviar por e-mail. Os e-mails não são enviados para cada um dos colaboradores, mas sim para o administrador da conta, ok?
- Para solicitar a assinatura eletrônica da folha de ponto, clique no botão Solicitar Assinatura. Você será redirecionado para a página de solicitação.
Pronto, agora você já pode realizar o fechamento da folha de ponto dos seus colaboradores.
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