Como fechar a folha de ponto na solução para DP da Sólides?

Fechar a folha de ponto é essencial para garantir a precisão na gestão de horas trabalhadas, validando todos os registros dos colaboradores, geralmente ao final de cada mês. Durante o fechamento, o gestor ou RH revisa cuidadosamente as marcações de entrada e saída, assegurando que as horas trabalhadas, as faltas e as horas extras sejam contabilizadas corretamente.

Neste artigo, você entenderá:

  1. Como aprovar pontos pendentes pela plataforma web
  2. Como aprovar pontos pendentes pelo aplicativo Sólides Lideranças
  3. Como aprovar ajustes de ponto pela plataforma Web
  4. Como aprovar ajustes de ponto pelo aplicativo Sólides Lideranças
  5. Como validar inconsistências pela plataforma Web
  6. Como habilitar o controle de fechamento da folha de ponto
  7. Como gerar o relatório da folha de ponto pela plataforma Web

1. Como aprovar pontos pendentes pela plataforma web?

Os pontos pendentes acontecem quando os pontos são registrados de forma manual e necessitam de aprovação dos administradores ou gestores das contas. Para validar, siga os seguintes passos:

  • Faça login na plataforma web da solução para DP da Sólides.
  • Na parte superior direita da tela, passe o mouse sobre o ícone de perfil e escolha a opção Pontos Pendentes. Outra opção de acesso é pelo botão Dashboard, na página inicial.  Na tela seguinte, clique em Pontos
  • No campo Filtro, insira as informações do colaborador desejado e clique no botão Consultar ou role para o final da página onde estarão os ajustes de ponto em aberto. 
  • Clique no ícone de engrenagem para visualizar a marcação e, depois, clique em Aprovar ou Reprovar para validar a ação.

2. Como aprovar pontos pendentes pelo aplicativo Sólides Lideranças?

  • Abra o aplicativo Sólides Lideranças e faça login. 
  • Na tela principal do app, clique na caixa Aprovar pontos.
  • Escolha a opção Validar Pontos Pendentes.
  • Caso haja pontos pendentes, clique em Aprovar ou Reprovar.

2.1 Aprovar em lote pelo aplicativo Sólides Lideranças

  • Abra o aplicativo Sólides Lideranças e faça login. 
  • Na tela principal do app, clique na caixa Aprovar pontos.
  • Selecione na listagem os pontos que deseja aprovar ou clique em Selecionar todos os pontos pendentes
  • Clique no botão Lançar pontos pendentes
  • Agora, confirme a ação para Aprovar ou Reprovar os pontos selecionados. 

Importante: ao clicar no botão Análise de pontos selecionados, você terá acesso a quantidade de colaboradores e pontos selecionados, além das observações lançadas e instruções para visualizá-las. Depois poderá aprová-los normalmente.


3. Como aprovar ajustes de ponto pela plataforma Web?

Os ajustes pendentes acontecem quando o colaborador deixa de registrar um ponto ou registra fora do horário habitual e, após cadastrar uma justificativa, como sobreaviso, atestado médico, compensação de horas e etc, elas ficam pendentes de aprovação ou reprovação. Valide as informações da seguinte forma:

  • Faça login na plataforma web da solução para DP da Sólides.
  • Na parte superior direita da tela, passe o mouse sobre o ícone de perfil e escolha a opção Ajustes Pontos Pendentes. Outra opção de acesso é pelo botão Dashboard, na página inicial.  Na tela seguinte, clique em Ajustes.
  • No campo Filtro, insira as informações do colaborador desejado e clique no botão Consultar ou role para o final da página onde estarão os ajustes de ponto em aberto. 
  • Clique no ícone de engrenagem para visualizar a marcação e, depois, clique no botão Aprovar ou Reprovar para validar a ação. 

4. Como aprovar ajustes de ponto pelo aplicativo Sólides Lideranças?

Certifique que o seu dispositivo esteja habilitado a utilizar o aplicativo e você, como gestor, com permissões de aprovação no app. 

  • Baixe o aplicativo Sólides Lideranças e faça o login. 
  • Na tela principal, clique na caixa Gerenciar ajustes, ou na opção Ajustes em Acompanhe os colaboradores.
  • Clique na  opção Validar Ajustes de Ponto
  • Caso haja ajustes pendentes, clique em Aprovar ou Reprovar. 

5. Como validar inconsistências pela plataforma Web?

Inconsistências de ponto são discrepâncias ou erros nos registros de entrada e saída dos colaboradores, que podem comprometer o controle correto das horas trabalhadas. Entre elas estão os Pontos em Aberto, Faltas, Saldo Negativo, etc. Saiba validar:

  • Faça login na plataforma web da solução para DP da Sólides.
  • Na parte superior direita da tela, passe o mouse sobre o ícone de perfil e escolha a opção Inconsistências. Outra opção de acesso é pelo botão Dashboard, na página inicial.  Na tela seguinte, clique em Inconsistências.
  • No campo Filtro, insira as informações do colaborador desejado e clique no botão Consultar ou role para o final da página onde estarão as inconsistências em aberto. 
  • Clique no ícone de engrenagem para visualizar a marcação e, depois, clique no botão Aprovar ou Reprovar para validar a ação. 

6. Como habilitar o controle de fechamento da folha de ponto?

Após o fechamento mensal da folha de ponto, é possível habilitar o controle de fechamento da folha de ponto para impedir novas alterações (ponto, escala, ajustes, quitação, etc.) para datas anteriores à data de fechamento.


Atenção: o fechamento de ponto é realizado automaticamente pelo sistema a cada 90 dias. 


  • Faça login na plataforma web da solução para DP da Sólides.
  • No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Controle de Ponto e, depois , clique em Fechamento de Ponto.
  • Na tela seguinte, habilite a opção Ativar Fechamento de Ponto e informe a Data de Fechamento.
  • Confirme a ação clicando no botão Salvar.

Observação: ao realizar o fechamento de ponto, o período é consolidado e não poderá mais ser alterado.


7. Como gerar o relatório da folha de ponto pela plataforma Web?

  • Faça login na plataforma web da solução para DP da Sólides.
  • No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Relatórios e, depois , clique em Folha de Ponto.
  • Selecione as informações solicitadas e clique no botão Gerar Relatório. Na caixa Selecionar Colaborador, é possível filtrar por um colaborador específico. Você poderá gerar o relatório detalhado e/ou compacto. Para isso basta clicar no botão desejado. 
  • Na listagem que aparecerá ao final da página, clique no ícone de nuvem, disponível na coluna Ações, para baixar os relatórios. É possível enviar os arquivos para o e-mail vinculado à conta. Para isso, clique no botão Enviar por e-mail. Os e-mails não são enviados para cada um dos colaboradores, mas sim para o administrador da conta, ok?
  • Para solicitar a assinatura eletrônica da folha de ponto, clique no botão Solicitar Assinatura. Você será redirecionado para a página de solicitação. 

Pronto, agora você já pode realizar o fechamento da folha de ponto dos seus colaboradores.

 

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