A Intranet da Sólides, disponível no web e mobile, otimiza a comunicação interna com comunicados, enquetes e humorômetro, e pode ser adquirida diretamente no Marketplace da plataforma de Departamento Pessoal.
Clique nos links abaixo para acessar a seção que desejar:
- Criando novos Comunicados
- Criando novas Enquetes
- Acompanhando o painel do Humorômetro
- Enviando e-mails de notificação de novos Comunicados e Enquetes
- Acompanhando os dashboards da Intranet
1. Criando novos Comunicados
Faça login na plataforma da solução para Departamento Pessoal da Sólides e siga os passos:
- No menu lateral, clique em Intranet e escolha a opção Comunicados;
- Na página seguinte, selecione o botão Criar comunicado na parte superior direita da tela;
- Um modal se abrirá para que você possa criar seu comunicado. Adicione o nome do comunicado, o local de trabalho/setor que receberá a comunicação, a data inicial do disparo e, se necessário, a data final que ele ficará disponível. Por fim, adicione o conteúdo de seu comunicado;
- A definição de uma data inicial é obrigatória;
- Ao finalizar, clique em Publicar comunicado, caso queira publicá-lo imediatamente, ou em Agendar comunicado, caso tenha escolhido uma data futura na opção de data inicial;
- Clique em Cancelar caso deseje fechar o modal sem realizar uma publicação.
Pronto! Agora o seu comunicado está pronto para publicação!
2. Criando novas Enquetes
Após logar em nossa plataforma para Departamento Pessoal, siga os passos:
- No menu lateral, clique em Intranet e escolha a opção Enquetes;
- Na página seguinte, selecione o botão Nova enquete na parte superior direita da tela;
- Na página seguinte preencha o nome da enquete, selecione se ela será anônima ou não, adicione as datas de início e a data final, e selecione o local de trabalho/setor que poderá responder à enquete;
- Em seguida, selecione a opção Adicionar nova pergunta e faça o preenchimento dos campos. Você pode selecionar se a questão será aberta, de múltipla escolha, de escolha única ou, ainda, se será em escala de 1 a 5;
- Além disso, é possível criar perguntas obrigatórias. Basta ativar a opção Pergunta obrigatória;
- Por fim, selecione a opção Salvar pergunta, para adicioná-la ao questionário, ou em Duplicar pergunta, caso queira fazer uma cópia;
- Clique em Excluir caso deseje excluir a pergunta e começar do zero;
- Após adicionar todas as perguntas à sua enquete, clique em Enviar enquete, para publicá-la;
- Clique em Cancelar enquete caso deseje cancelar a enquete preenchida. Todos os dados preenchidos serão perdidos e não poderão ser retornados, caso ela seja cancelada.
3. Acompanhando o painel do Humorômetro
Nossa Intranet conta com uma funcionalidade exclusiva para acompanhamento do humor dos colaboradores, o Humorômetro. Diariamente, eles podem registrar como estão se sentindo na plataforma e administradores e gestores podem fazer o acompanhamento do clima organizacional.
Administradores podem fazer esse acompanhamento por meio de um dashboard unificado, com todos os colaboradores da empresa. Para isso, após logar na plataforma, siga os seguintes passos:
- No menu lateral, clique em Intranet e escolha a opção Humorômetro;
- Em seguida adicione os filtros desejados para realizar o acompanhamento. É possível selecionar colaboradores, local de trabalho/setor, bem como a data inicial e final que deseja analisar;
- Caso não seja adicionado um filtro, você terá acesso aos dados do mês vigente, do início até o último dia;
- Por fim, nesta página você também tem acesso ao histórico de todos os votos, também referente ao mês ou então ao filtro aplicado, com o compartilhamento dos comentários adicionados, caso tenha.
Para Gestores, as funcionalidades e filtros seguem os mesmo, porém com acesso aos dados exclusivamente de sua equipe.
4. Enviando e-mails de notificação de novos Comunicados e Enquetes
Sempre que novos comunicados ou enquetes forem criadas, um e-mail padrão será enviado para os colaboradores, de forma automática.
Administradores também poderão fazer o envio de lembretes, de forma manual, para que a equipe seja relembrada de interagir com as comunicações.
Para fazer o envio de lembretes de Comunicados, siga os seguintes passos:
- Acesse a página Comunicados, em Intranet no menu lateral;
- Em Histórico de comunicados, encontre o comunicado desejado e clique no botão Ações;
- Selecione a opção Disparar novamente, para notificar seus colaboradores mais uma vez sobre aquela comunicação;
- Por aqui, você ainda pode selecionar a opção Desativar comunicado, caso queira que ele deixe de estar visível para todos os colaboradores selecionados;
- Caso queira excluir a comunicação, selecione a opção Excluir comunicado.
Agora, caso queira fazer o envio de lembretes de Enquete, siga os seguintes passos:
- Acesse a página Enquetes, em Intranet no menu lateral;
- Na seção Enquetes rápidas, encontre a enquete desejada e clique no botão Ações;
- Selecione a opção Enviar lembrete, para notificar seus colaboradores mais uma vez sobre aquela enquete;
- Por aqui, você ainda pode selecionar a opção Excluir enquete, caso queira que ela seja excluída da plataforma.
Para desativar enquetes, basta desativar o switch na seção Ativos. Ao realizar essa ação, a enquete deixa de ficar disponível para os colaboradores.
5. Acompanhando os dashboards da Intranet
Para acompanhar os dados dos comunicados enviados aos colaboradores, faça login na plataforma de Departamento Pessoal da Sólides e siga os seguintes passos:
- Acesse Comunicados, em Intranet no menu lateral;
- Nesta página, você terá acesso aos principais dados de engajamento dos comunicados compartilhados, como total de comunicados, taxa de abertura, taxa de marcados como lidos, e ainda, taxa de não abertura;
- Logo abaixo, é possível filtrar por local de trabalho/setor, data de início e data final, para tornar sua pesquisa mais personalizada;
- Caso queira analisar os dados de um comunicado em específico, selecione a comunicação desejada em Histórico de comunicados;
- Na próxima página, você terá mais detalhes sobre a abertura daquela comunicação, como:
- Enviados para: total de colaboradores ao qual o comunicado foi enviado
- Aberto por: Quantidade de colaboradores que abriram o comunicado
- Marcado como lido: Atualização que mostra que o colaborador realmente leu o comunicado. Aqui vamos trazer a quantidade de pessoas que clicaram no botão.
- Ainda não marcados por: Quantidade de pessoas que só abriram mais ainda não marcaram como lido
- Para procurar informações específicas sobre o comunicado, utilize o filtro disponível no topo da página.
Agora, para acompanhar os dados das enquetes disparadas siga os seguintes passos:
- Acesse Enquetes, em Intranet no menu lateral;
- Nesta página, você terá acesso aos principais dados das enquetes compartilhados, como: total de enquetes criadas, média de respostas, total de enquetes ativas e total de enquetes finalizadas;
- Logo abaixo, é possível filtrar por local de trabalho/setor, data de início e data final, para tornar sua busca mais personalizada;
- Para acessar os resultados de uma enquete, selecione a enquete desejada em Enquetes rápidas;
- Na próxima página, você poderá analisar as respostas obtidas, filtrar de acordo com sua necessidade ou, ainda, exportar os dados;
- Para realizar a exportação, basta selecionar a opção Exportar respostas. Elas ficarão disponíveis em formato de planilha.
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