Na tela de registro de ponto em atraso, colaboradores, gestores ou administradores podem registrar pontos que não foram lançados no horário correto. Entenda como fazer!
Clique nos links abaixo para acessar a seção que desejar:
1. Como lançar ponto em atraso?
- No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Colaboradores e, depois, clique em Apropriação de horas.
- Na página seguinte, utilize a caixa Filtro para buscar o colaborador necessário
- Em seguida, no topo da página, clique no botão Registrar Ponto em Atraso.
- Outra opção é selecionar os três pontos no dia desejado, clique na opção Lançar Ponto em Atraso.
Para excluir um ponto, clique no ícone de X ao lado do registro correspondente.
Importante:
- As justificativas podem ser cadastradas em Ponto > Configurações > Justificativas de Atraso.
- Algumas justificativas exigem que, ao serem selecionadas, colaboradores, gestores ou administradores anexem um arquivo, ou adicionem uma observação obrigatoriamente.
2. Ponto em atraso após meia noite (0h)
Para registrar o ponto de um colaborador que ocorre após a meia-noite, é necessário indicar ao sistema que o horário registrado já corresponde ao dia seguinte.
Siga os passos abaixo:
- No topo da página, clique no botão Registrar Ponto em Atraso.
- Outra opção é selecionar os três pontos no dia desejado, clique na opção Lançar Ponto em Atraso.
- Na tela, insira o horário desejado e ajuste a data para o dia seguinte, já que o ponto se refere à madrugada do novo dia (após a meia-noite). Isso garante que o sistema organize corretamente os horários em ordem cronológica. Se a data não for alterada na tela de ponto em atraso, as marcações podem ficar “invertidas”, exibindo uma ordem diferente da esperada.
- Valide clicando em Salvar.
3. Erro: ponto fechado
Ao usar Ponto em atraso e receber a mensagem Ação bloqueada. O ponto deste colaborador está fechado, significa que há uma trava impedindo alterações em pontos anteriores à data de fechamento. Essa configuração garante a integridade dos dados de jornada.
Exemplo: se o ponto do colaborador está fechado até 17/09/2024, edições anteriores a essa data não serão permitidas, podendo apenas ser feitas alterações em datas posteriores.
Para desbloquear as edições no período fechado do colaborador e permitir o lançamento do ponto em atraso, siga os passos abaixo:
- Acesse o menu Ponto, clique em Controle de Ponto e selecione a opção Fechamento de Ponto.
- Vá para a aba Colaboradores e consulte o colaborador desejado.
- Altere a data de fechamento individual do colaborador para um dia anterior à data que você deseja editar. Por exemplo, se precisar editar o dia 17/09/2024, a data de fechamento deverá ser, no mínimo, 16/09/2024. Pois isso permitirá que você edite os pontos posteriores a esta data, inclusive o do dia 17/09;.
- Após realizar a alteração, retorne à data de fechamento original.
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