Apropriação de horas: lançar ponto em atraso

Na tela de registro de ponto em atraso, colaboradores, gestores ou administradores podem registrar pontos que não foram lançados no horário correto. Entenda como fazer! 

Clique nos links abaixo para acessar a seção que desejar:

  1. Como lançar ponto em atraso?
  2. Ponto em atraso após meia noite (0h)?
  3. Erro: ponto fechado

1. Como lançar ponto em atraso?

  • No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Colaboradores e, depois, clique em Apropriação de horas.
  • Na página seguinte, utilize a caixa Filtro para buscar o colaborador necessário
  • Em seguida, no topo da página, clique no botão Registrar Ponto em Atraso.
  • Outra opção é selecionar os três pontos no dia desejado, clique na opção Lançar Ponto em Atraso.
  •  

Para excluir um ponto, clique no ícone de X ao lado do registro correspondente.


Importante:

  • As justificativas podem ser cadastradas em Ponto > Configurações > Justificativas de Atraso.
  • Algumas justificativas exigem que, ao serem selecionadas, colaboradores, gestores ou administradores anexem um arquivo, ou adicionem uma observação obrigatoriamente.

2. Ponto em atraso após meia noite (0h)

Para registrar o ponto de um colaborador que ocorre após a meia-noite, é necessário indicar ao sistema que o horário registrado já corresponde ao dia seguinte.

Siga os passos abaixo:

  • No topo da página, clique no botão Registrar Ponto em Atraso
  • Outra opção é selecionar os três pontos no dia desejado, clique na opção Lançar Ponto em Atraso.
  • Na tela, insira o horário desejado e ajuste a data para o dia seguinte, já que o ponto se refere à madrugada do novo dia (após a meia-noite). Isso garante que o sistema organize corretamente os horários em ordem cronológica. Se a data não for alterada na tela de ponto em atraso, as marcações podem ficar “invertidas”, exibindo uma ordem diferente da esperada.
  • Valide clicando em Salvar.

3. Erro: ponto fechado

Ao usar Ponto em atraso e receber a mensagem Ação bloqueada. O ponto deste colaborador está fechado, significa que há uma trava impedindo alterações em pontos anteriores à data de fechamento. Essa configuração garante a integridade dos dados de jornada.


Exemplo: se o ponto do colaborador está fechado até 17/09/2024, edições anteriores a essa data não serão permitidas, podendo apenas ser feitas alterações em datas posteriores.


Para desbloquear as edições no período fechado do colaborador e permitir o lançamento do ponto em atraso, siga os passos abaixo:

  • Acesse o menu Ponto, clique em Controle de Ponto e selecione a opção Fechamento de Ponto.
  • Vá para a aba Colaboradores e consulte o colaborador desejado.
  • Altere a data de fechamento individual do colaborador para um dia anterior à data que você deseja editar. Por exemplo, se precisar editar o dia 17/09/2024, a data de fechamento deverá ser, no mínimo, 16/09/2024. Pois isso permitirá que você edite os pontos posteriores a esta data, inclusive o do dia 17/09;.
  • Após realizar a alteração, retorne à data de fechamento original.

 

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião abaixo!

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 3 de 4

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.