Como utilizar a Consulta Dinâmica na Sólides Folha Digital?

Já pensou em poder customizar totalmente sua extração de informações do sistema podendo montar o relatório da maneira que deseja? Saiba aqui como utilizar essa funcionalidade:

Clique nos links abaixo para acessar a seção que desejar:

  1. Acessar o Modulo Gráficos e Consultas;
  2. Como criar sua própria consulta?;
  3. Informações adicionais;

 

1. Acessar o Modulo Gráficos e Consultas

1. Acesse no menu superior em Módulos > Gráficos e Consultas;

2. No menu lateral tem a opção Consultas Dinâmicas e poderá visualizar, editar e criar algumas consultas.

 

2. Como criar sua própria consulta?

Para criar sua consulta personalizada deverá clicar em Criar uma nova consulta e seguir os passos abaixo:

1. Selecione a base de informações desejada. Cada base de informações tem campos de informações disponíveis para montar a consulta com as suas devidas relações de dados, depois de selecionada levará para instrução.

2. Na Seleção poderá escolher os campos que gostaria de gerar em sua consulta clicando no ícone ‘+’ e caso queira tirar basta clicar no -. Para facilitar a busca existe Buscar Campos onde listará os campos semelhantes o texto digitado no filtro.

Ao final dos campos deve ser nomeado um Titulo para o relatório

3. Em Configurações podemos definir alguns comportamentos de nossa consulta, como fazer uma contagem ou uma soma dos registros de um campo. Existe o Distribuir em Colunas que coloca cada registro distinto como título e seus registros abaixo (funcional em XML apenas).

Podemos selecionar para Juntar as linhas iguais para evitar duplicidade de registros na consulta. 

4. Em Filtros temos o processo mais delicado pois demanda atenção nas opções para não obter um resultado indesejado, podemos filtrar qualquer campo da base de informações (mesmo não tendo selecionado ela) com 12 operações diferentes que estão descritos em tela, ao preencher as informações deve clicar em Adicionar para o filtro ser salvo na consulta.

É importante ressaltar que os registros mostrados nos resultados da consulta considerarão que o registro deve estar enquadrado em todos os filtros. Por exemplo: Filtro por Ativo=’S’ e Sexo=’F’, os registros que apareceram será pessoas do sexo feminino com status ativo.

5. Agora temos uma visualização do resultado de minha consulta onde podemos analisar a estrutura, registros e podemos gerar um relatório em xls ou visualizar em XML.

6. Em Salvar temos que definir o nome que aparecerá no menu lateral e em qual grupo de consultas ele estará vinculado, caso ainda não exista um adequado poderá clicar em novo e nomear um novo grupo.

7. Agora temos a consulta dinâmica disponível no menu e com a possibilidade de editar ou excluir quando quiser.

8. Para consultar basta clicar no menu e confirmar os filtros e terá o resultado.

9. Caso a estrutura não esteja adequada você poderá editar ou excluir caso queira.



3. Informações adicionais:

    • Grupo de Consultas (Dashboard): Caso precise editar ou excluir um grupo de consultas dinâmicas como é mostrado no menu basta acessar Grupos de consultas no menu lateral.

    •  Algumas bases de informações possuem particularidades de configuração, ao utilizar a base informação da Ficha Financeira aparecerá a opção de pivotar que resulta em um relatório em .xls com as rubricas do lançamento de um período em colunas com seus valores abaixo.

Incrível, não é mesmo?

Gostou do Conteúdo? Deixe sua opinião abaixo!

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 3 de 3

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.