O recurso de remessas bancárias no Sólides Folha Digital permite o envio de pagamentos para a conta bancária do trabalhador, independentemente do banco utilizado por ele. Veja como funciona:
Clique nos links abaixo para acessar a seção que desejar:
- O que são Remessas Bancárias e onde encontrá-las no sistema?;
- Quais são as opções disponíveis para geração de remessas?;
- Descrição de uso para cada uma das opções;
- Configuração prévia necessária;
1. O que são Remessas Bancárias e onde encontrá-las no sistema?
As remessas bancárias são arquivos eletrônicos gerados para a transmissão de informações de pagamentos entre empresas e bancos. Esses arquivos seguem o padrão CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) e contêm dados como valores, beneficiários e informações das contas de destino. Na prática, esse processo automatiza a transferência de pagamentos de funcionários, garantindo segurança e agilidade na movimentação financeira.
A funcionalidade está disponível no caminho: Módulo Configurações do Empregador, Empregador, Dados cadastrais.
2. Quais são as opções disponíveis para geração de remessas?
- Remessa Bancária por Estabelecimento
- Remessa Bancária por Empregador
- Remessa Bancária Personalizada
- Remessa Bancária de Teste (Opção para testar pagamentos)
3. Descrição de uso para cada uma das opções
Remessa bancária por estabelecimento
Essa opção permite a seleção de folhas de pagamento já calculadas, gerando um arquivo no formato CNAB (texto ou XML) para envio ao banco e pagamento dos trabalhadores.
Filtros disponíveis:
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Dados do Pagamento Inicial e Final: Filtra folhas pela coluna Dados pagos;
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Estabelecimento: Caso informado, filtra apenas folhas desse estabelecimento;
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Tipo de Folha: Lista diversas opções e filtra conforme a Tipo de folha;
- Tipo de Cálculo: Filtra folhas de pagamento conforme Tipo de cálculo:
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Lotação Tributária:
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Nenhuma selecionada: Gera um único arquivo com todas as lotações.
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Todas selecionadas: Gera um arquivo para cada lotação.
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Algumas selecionadas: Gera um arquivo para cada lote selecionado.
-
IMPORTANTE: Alguns tipos de folha geram arquivos individuais por trabalhador (exemplo: Férias, Rescisão). Nesses casos, o filtro de lotação não será aplicado.
Remessa bancária por empregador
Nessa modalidade, o empregador seleciona:
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Estabelecimento
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Período de pagamento
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Tipo de folha
-
Tipo de cálculo
Diferente da opção por estabelecimento, aqui todas as folhas dentro do período são usadas automaticamente. O sistema permite gerar:
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Um arquivo único
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Relatórios em PDF ou Excel
Remessas bancárias geradas
Exibe um histórico de todas as remessas geradas pelo empregador, ordenadas cronologicamente. Ao clicar na seta à esquerda de cada linha, é possível visualizar detalhes da remessa.
A opção Criar uma remessa PERSONALIZADA permite montar um arquivo fora dos padrões predefinidos.
Remessa bancária de teste
A opção "Gerar arquivo de teste" permite validar o layout do arquivo bancário antes de efetivar os pagamentos. Além dos filtros tradicionais, também há:
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Valor a gerar por trabalhador
-
Quantidade de trabalhadores por arquivo
Isso é útil em implantações de novos modelos ou integrações bancárias.
4. Configuração prévia necessária para que a rotina funcione:
Para que a funcionalidade de remessas bancárias funcione corretamente, é necessário:
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Informar uma conta bancária no cadastro do estabelecimento
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Cadastrar a conta bancária de cada trabalhador
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Ter um layout homologado pelo banco do empregador
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Ter um canal de envio ao banco pagador
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Para envios em XML, dependerá do contrato com o banco
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Bem fácil não é mesmo?
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