Como gerar remessas bancárias na Folha Digital?

O recurso de remessas bancárias no Sólides Folha Digital permite o envio de pagamentos para a conta bancária do trabalhador, independentemente do banco utilizado por ele. Veja como funciona:

Clique nos links abaixo para acessar a seção que desejar:

  1. O que são Remessas Bancárias e onde encontrá-las no sistema?;
  2. Quais são as opções disponíveis para geração de remessas?;
  3. Descrição de uso para cada uma das opções;
  4. Configuração prévia necessária;

 

1. O que são Remessas Bancárias e onde encontrá-las no sistema?

As remessas bancárias são arquivos eletrônicos gerados para a transmissão de informações de pagamentos entre empresas e bancos. Esses arquivos seguem o padrão CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária) e contêm dados como valores, beneficiários e informações das contas de destino. Na prática, esse processo automatiza a transferência de pagamentos de funcionários, garantindo segurança e agilidade na movimentação financeira.

A funcionalidade está disponível no caminho: Módulo Configurações do Empregador, Empregador, Dados cadastrais.

 

2. Quais são as opções disponíveis para geração de remessas?

 

3. Descrição de uso para cada uma das opções

Remessa bancária por estabelecimento

Essa opção permite a seleção de folhas de pagamento já calculadas, gerando um arquivo no formato CNAB (texto ou XML) para envio ao banco e pagamento dos trabalhadores.

Filtros disponíveis:

  • Dados do Pagamento Inicial e Final: Filtra folhas pela coluna Dados pagos;

  • Estabelecimento: Caso informado, filtra apenas folhas desse estabelecimento;

  • Tipo de Folha: Lista diversas opções e filtra conforme a Tipo de folha;

  • Tipo de Cálculo: Filtra folhas de pagamento conforme Tipo de cálculo:

  • Lotação Tributária:

    • Nenhuma selecionada: Gera um único arquivo com todas as lotações.

    • Todas selecionadas: Gera um arquivo para cada lotação.

    • Algumas selecionadas: Gera um arquivo para cada lote selecionado.

IMPORTANTE: Alguns tipos de folha geram arquivos individuais por trabalhador (exemplo: Férias, Rescisão). Nesses casos, o filtro de lotação não será aplicado.

 

Remessa bancária por empregador

Nessa modalidade, o empregador seleciona:

  • Estabelecimento

  • Período de pagamento

  • Tipo de folha

  • Tipo de cálculo

Diferente da opção por estabelecimento, aqui todas as folhas dentro do período são usadas automaticamente. O sistema permite gerar:

  • Um arquivo único

  • Relatórios em PDF ou Excel

 

Remessas bancárias geradas

Exibe um histórico de todas as remessas geradas pelo empregador, ordenadas cronologicamente. Ao clicar na seta à esquerda de cada linha, é possível visualizar detalhes da remessa.

 

A opção Criar uma remessa PERSONALIZADA permite montar um arquivo fora dos padrões predefinidos.

 

Remessa bancária de teste

A opção "Gerar arquivo de teste" permite validar o layout do arquivo bancário antes de efetivar os pagamentos. Além dos filtros tradicionais, também há:

  • Valor a gerar por trabalhador

  • Quantidade de trabalhadores por arquivo

Isso é útil em implantações de novos modelos ou integrações bancárias.

 

4. Configuração prévia necessária para que a rotina funcione:

Para que a funcionalidade de remessas bancárias funcione corretamente, é necessário:

    • Informar uma conta bancária no cadastro do estabelecimento

    • Cadastrar a conta bancária de cada trabalhador

    • Ter um layout homologado pelo banco do empregador

    • Ter um canal de envio ao banco pagador

    • Para envios em XML, dependerá do contrato com o banco

 

Bem fácil não é mesmo?

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