Como gerar valores de plano de saúde para serem levados na DIRF e no leiaute S-1210?

Para garantir que os valores de plano de saúde sejam corretamente informados na DIRF e no eSocial (S-1210), é essencial que os valores estejam devidamente cadastrados na Gestão de Benefícios

Isso ocorre porque essas declarações exigem a discriminação por beneficiário, o que não é possível ao lançar diretamente na folha de pagamento. Veja só:

Clique nos links abaixo para acessar a seção que desejar:

  1. Cadastrar o Fornecedor;
  2. Configurar o Benefício;
  3. Gerenciar Beneficiários;
  4. Importar Valores de Coparticipação;
  5. Gerar valores para a Folha de Pagamento;

 

Passo a Passo para Configurar e Gerar os Valores:

1. Cadastrar o Fornecedor

O primeiro passo do processo é o cadastro de fornecedores, e, para isso siga os passos a seguir:

  • Acesse o módulo Gestão de Benefícios;
  • Vá até o menu Fornecedores, e registre o fornecedor, informando também o número do registro ANS (Agência Nacional de Saúde);
  • Após este cadastro, siga para a configuração do benefício, como citado no passo à seguir.

 

2. Configurar o Benefício

Uma vez que o fornecedor foi cadastrado, é necessário que você registre os benefícios 

Em Módulos > Gestão de Benefícios > Configuração de Benefícios, cadastre o benefício associando suas rubricas para folha, regras e valores.

 

3. Gerenciar Beneficiários

Para incluir, excluir ou alterar beneficiários, acesse Módulos > Gestão de Benefícios > Gestão de Benefícios > Beneficiários.

 

4. Importar Valores de Coparticipação

Caso necessário, importe valores de coparticipação em Módulos > Gestão de Benefícios > Gestão de Benefícios > Importar Arquivos.

IMPORTANTE: Para importar, é necessário configurar o leiaute de importação previamente. Para isso, acesse Módulos > Gestão de Benefícios > Layouts de Importação, modelo abaixo:

 

5. Gerar Valores para a Folha de Pagamento

Para que os valores sejam corretamente lançados na folha normal ou rescisão, é necessário executar a rotina em Módulos > Gestão de Benefícios > Gestão de Benefícios > Períodos. Essa ação automatiza o processo e evita a necessidade de digitação manual dos valores na folha de pagamento.

 

Importante: Se os valores de plano de saúde forem digitados diretamente na folha de pagamento, sem passar pela Gestão de Benefícios, eles não serão levados para a DIRF e o eSocial.

Seguindo essas etapas, os valores serão corretamente apurados e incluídos nas declarações exigidas.

 

Gostou do Conteúdo? Deixe sua opinião abaixo!

 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 1

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.