Configurações gerais de ponto: quais são e como ajustá-las?

O menu de Configurações Gerais do módulo Ponto permite gerenciar permissões na plataforma, configurar regras de registro para dispositivos móveis e Web, além de definir como serão controlados os pontos pendentes, as inconsistências e as notificações. Saiba tudo! 

Clique nos links abaixo para acessar a seção que desejar:

  1. Como acessar as configurações de ponto?
  2. Configurações gerais 
  3. Configurações web
  4. Configurações mobile
  5. Configurações de inconsistências
  6. Configurações de pontos pendentes
  7. Configurações de notificações

1. Como acessar as configurações de ponto?

Defina as configurações de acordo com as diretrizes da sua empresa. Para acessá-las, basta seguir o caminho:

  • No menu lateral, vá em Ponto, escolha a opção Configurações e, depois, clique em Configurações gerais

Na nova página, as configurações estão organizadas em ordem de ações e/ou dispositivos, são elas:

  • Configurações gerais 
  • Configurações Web
  • Configurações mobile
  • Configurações de inconsistências
  • Configurações de pontos pendentes
  • Configurações de notificações

Veja o conteúdo e definições que podem ser realizadas em cada uma delas, nos próximos capítulos. 

2. Configurações gerais

Controle as configurações referentes a permissão gerais dos colaboradores dentro no app Sólides e na geração de relatórios, e notificações para gestores e administradores sobre inconsistências. São elas: 

  • Permissões gerais

  • Permissões para relatórios

  • Permissões para notificações via e-mail


Observação: para aplicar atualizações no aplicativo, pode ser que o colaborador tenha que sincronizar os dados nele. A sincronização automática ocorre a cada 5 dias, então, caso não consiga acessar novos parâmetros ativados, é recomendável fazer a sincronização manual.

No aplicativo, clique nas três linhas (☰), do lado direito superior da tela, em seguida, escolha a opção Sincronizar dados


3. Configurações Web

Nas configurações de Web, estão todas as definições para registro de ponto e exigências de comprovação em dispositivos de acesso via navegador. Veja mais:

  • Configurações de registro de ponto via WEB

  • Configurações gerais para WEB 

4. Configurações mobile

As configurações mobile contam com as definições de registro de ponto e regras de dispositivos, como smartphones e tablets, para uso de aplicativos. Além de funções PRO e reconhecimento facial, caso ativas na conta do cliente. 

  • Configurações de registro de ponto via aplicativo

  • Configurações de regras de dispositivos

  • Sólides PRO

As funcionalidades PRO do Sólides Ponto são contratadas à parte e oferecem soluções para otimizar o monitoramento da rotina laboral dos colaboradores, sendo especialmente indicadas para a gestão de equipes externas. Peça uma demonstração em seu marketplace.


Novidade: te garantindo mais autonomia, agilidade e uma experiência mobile flexível, agora a opção de Aplicativo apenas para consultas está dentro da plataforma. 

Essa opção permite que colaboradores consultem seus registros de ponto no app, mesmo sem permissão para registrar ponto.


5. Configurações de inconsistências

Nesta tela, você pode selecionar os tipos de inconsistências que o sistema deve monitorar. Quando ocorrer uma inconsistência, o sistema irá gerar um alerta para que você verifique e faça os ajustes necessários.

  • Controle de Inconsistências

Escolha os tipos de inconsistência que deseja controlar, marque as opções desejadas, salve, e o sistema começará a monitorar automaticamente. São eles: 

  • Jornada Jornada - Limite máximo diário X
  •  Falta
  •  Falta de registro almoço/jantar
  •  Horas extras (Acima de 2h diárias)
  •  Horas extras (Acima de 10h semanais)
  •  Horas extras - limite mínimo
  • Tempo a ser considerado na HE de limite mínimo 
  •  Horas extras noturnas
  •  Intervalo inferior ao previsto em escala
  •  Ponto em Aberto
  •  Saldo Negativo - Acima de X
  •  Saldo de horas das atividades divergente do saldo total trabalhado do dia
  •  Limite de Banco de Horas Excedido (Mensal)
  • Máximo de horas à serem contabilizadas: 
  •  Pontos britânicos
  •  Tempo de interjornada menor que 11 Horas
  •  Horas extras - Acima de X diárias
  •  Horas extras - Acima de X semanais
  •  Mais de X dias sem folga
  •  Mais de X horas sem intervalo

6. Configurações de pontos pendentes

Você poderá configurar as situações em que o registro de ponto deverá permanecer pendente para análise. Caso não seja necessário, basta deixar as opções desmarcadas, e o ponto será registrado automaticamente.

  • Controle de Pontos Pendentes

  • Marcar ponto como pendente se for registrado em dispositivo com configuração de data e hora manual - APP
  • Para dispositivos iOS não é permitida a captura deste dado - neste caso, o ponto não ficará como pendente.
  • Marcar ponto como pendente se for registrado em dispositivo com configuração de fuso horário manual - APP
  • Marcar ponto como pendente se for registrado em dispositivo com GPS desativado - APP
  • Marcar ponto como pendente se o reconhecimento facial falhar - APP
  • Marcar ponto como pendente se for registrado em dispositivo com suspeita de Fake GPS - APP

5. Configurações de notificações

Você poderá selecionar quais notificações deseja que sejam geradas no sistema e atribuir um nível de prioridade a cada uma. Elas são classificadas em três categorias principais, de acordo com a urgência e relevância das informações. Dessa forma:

ℹ️ Info ⚠️ Alerta 🚨 Crítico 

Esses são os tipos de notificações: 

  • Configuração de Hora automática desabilitada
  • Documento Próximo do Vencimento
  • GPS Desligado
  • Intervalo menor que o previsto pela escala
  • Configuração de Fuso Horário Inválida
  • Ponto Britânico
  • Reconhecimento Facial

 

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião abaixo!

 

 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 3

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.