Registro de pensões: como utilizar este recurso em Sólides Folha Digital?

O registro de pensionistas é uma atividade essencial no Departamento Pessoal, assegurando o cumprimento das leis, a eficiência na gestão de benefícios e a proteção dos direitos dos pensionistas e da empresa. Veja realizar o cadastro no Sólides Folha Digital:

Clique nos links abaixo para acessar a seção que desejar:

  1. O que é o Registro de Pensionistas?
  2. Cadastro de Pensionistas
  3. Cadastro de Pensões
  4. Bases para pensão

 

1. O que é o Registro de Pensionistas?

Um pensionista é uma pessoa que recebe um benefício previdenciário ou assistencial devido ao falecimento ou incapacidade de um funcionário. Isso pode incluir cônjuges, companheiros, filhos, pais ou outros dependentes legalmente reconhecidos.

O Departamento Pessoal coleta dados do pensionista, como nome, CPF, data de nascimento, grau de parentesco com o funcionário, e documentos comprobatórios (certidões de óbito, de casamento, de união estável, etc.), e ele é vinculado ao colaborador no sistema, associando-o ao benefício que será pago (pensão por morte, auxílio-reclusão, etc.).

O benefício é pago mensalmente ao pensionista, e o sistema deve ser atualizado em caso de mudanças, como alteração no valor, falecimento do pensionista, ou perda do direito ao benefício. E, o setor de Departamento Pessoal deve garantir que as informações sejam enviadas corretamente aos órgãos competentes, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), para evitar problemas legais ou financeiros.

E, para registrar pensões no sistema Sólides Folha Digital, você utilizará três submenus que completarão com processo, veja só:

 

2. Cadastro de Pensionistas

Para iniciar o processo de Registro de Pensões no sistema e garantir o registro de todas as suas informações, é importante registrar os pensionistas. Para isso, siga os passos:

  • Acesse o módulo Cálculos e Pagamentos;
  • Vá até o menu Registro de pensões;
  • Acesse o submenu Pensionistas;
  • Na opção Registrar novo pensionista inclua as informações:
  1. Nome do Pensionista;
  2. CPF do pensionista;
  3. Data de Nascimento;
  4. Forma de Pagamento: escolha entre Dinheiro / Depósito ou Transferência Bancária / Cheque / PIX
  5. Após selecionar a forma de pagamento, preencha os dados adicionais como dados bancários, chave PIX, e etc;
  6. Por fim, preencha o endereço do pensionista, e clique em confirmar.

pensionistas.gif

Assim, você pode seguir para o próximo passo, com o cadastro de pensões.

 

3. Cadastro de Pensões

Após registrar o pensionista, é o momento de registrar o cadastro de pensões, ou seja, cadastrar o colaborador ao qual o pensionista está vinculado, e a fórmula de cálculo que será utilizada, veja só:

  • Ainda no menu registro de pensões, vá até o submenu Pensões;
  • Clique na opção Registrar nova pensão;
  • Selecione o Trabalhador que está vinculado ao pensionista, e o nome do pensionista já cadastrado anteriormente;
  • Após a seleção, clique na opção Fórmula de Cálculo, e selecione se o cálculo será feito por um percentual sobre uma base, ou por um valor fixo;
  • Ao lado da fórmula, preencha o valor exato do percentual, ou valor da pensão;
  • Abaixo disso, selecione o tipo de folha, a Base de Cálculo para o Cálculo de Pensão (mencionado no tópico a seguir) e clique em confirmar para finalizar a operação

pensoes.gif

 

4. Bases para pensão

Por fim, ao cadastrar a pensão, é necessário que você inclua a base para o cálculo, e este tópico é cadastrado no menu Bases para pensão, sendo assim, a base pode ser alterada, ou cadastrada diretamente neste menu.

Para cadastrar uma nova base de cálculo siga:

  • Acesse o submenu Bases para pensão;
  • Caso não saiba quais bases utilizar, clique em Bases para pensão modelo para que utilize bases padrão já cadastradas no sistema;
  • Caso queira cadastrar uma base de cálculo exclusiva da sua empresa, clique em Registrar nova base, e inclua a descrição (nome) da base utilizada, o diferencial detalhado dela, e por fim, mais abaixo na tela, selecione a rúbrica que deve ser utilizada para a base, incluindo se ela deve somar ou subtrair no cálculo.

Bases para pensao.gif

Super simples, não é mesmo? Aproveite!

 

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