Como é gerado o leiaute S-1010 para o eSocial no Sólides Folha Digital?

É possível gerar o leiaute S-1010 para o eSocial através do sistema Sólides Folha Digital. Veja só como realizar este processo:

Clique nos links abaixo para acessar a seção que desejar:

  1. Reanálise de Envio de Rubricas no eSocial
  2. Avaliação de Rubricas no Menu S-1010-Rubricas

 

1. Reanálise de Envio de Rubricas no eSocial

Este fluxo descreve o processo de reanálise de rubricas quando um cálculo de folha é marcado como Concluído (disparado automaticamente ao mudar a situação), ou quando o usuário segue os passos:

  • Acesse o Módulo eSocial;
  • Clique na opção Reenvio eSocial;
  • Por fim, selecione a opção Reanalisar Envio Rubricas.

Processo:

  1. Filtro Inicial: O sistema aplica um filtro para identificar os cadastros de rubricas em folhas calculadas do período com as seguintes condições: 
  • O cadastro de rubrica deve ter a natureza informada no seu registro.
  • As folhas de pagamento devem ter o status Concluído pelo empregador no período informado pelo usuário na tela.
  • As folhas não devem ser do tipo:
    • Previsão de rescisão
    • Provisão de 13º salário
    • Provisão de férias.
  1. Avaliação das Rubricas: Após filtrar as rubricas que atendem aos critérios acima, o sistema realiza uma avaliação comparativa entre as informações do cadastro de rubricas e os dados da última vigência enviada. O sistema verifica se houve alteração nas seguintes informações:
  • Nome da rubrica
  • Natureza da rubrica
  • Classe
  • Tipos de incidência:
    • INSS
    • FGTS
    • IRRF
    • PIS/PASEP
    • Contribuição sindical laboral
    • RPPS (Regime Próprio de Previdência Social)
  1. Se houver alteração em qualquer um dos campos mencionados, o sistema gera automaticamente o layout S-1010 para envio ao eSocial na competência informada pelo usuário em tela, cabendo ao usuário apenas realizar o envio da rubrica gerada de forma automática.

eSocial rubricas.gif

 

2. Avaliação de Rubricas no Menu S-1010-Rubricas

Este fluxo descreve o processo de avaliação das rubricas quando o usuário acessa o Módulo eSocial e vai até o menu S-1010-Rubricas.

Processo:

  1. Avaliação Individual: O sistema realiza uma avaliação exatamente igual ao tópico anterior, mas neste caso, a análise é aplicada apenas para o registro de rubrica selecionado, sem os filtros de folha concluída. Ou seja, o sistema não verifica se a rubrica pertence a uma folha de pagamento concluída, apenas avalia as rubricas individualmente.

  2. Geração/Comparação: O layout S-1010 será gerado quando houver alguma alteração nas informações da rubrica em relação aos dados já registrados, considerando a última vigência que seja menor ou igual à informada. Se houver qualquer diferença nos dados ou no caso do status do último envio não tenha sido bem sucedido, ou seja, esteja como "Em processamento", "Cancelado", "Com erro" ou "Excluído" um novo S-1010 será gerado para envio. 

Além disso, o envio também ocorrerá quando um período informado para rubrica for superior à última já registrada (nova vigência), o sistema gerará um novo S-1010 para enviar as informações. 

Também será enviada a rubrica cadastrada e que não possui o envio de uma vigência.

 


Importante:

  • A análise das rubricas no Fluxo 1 considera as rubricas de todas as folhas concluídas pelo empregador dentro do período informado.
  • O Fluxo 2 permite realizar a avaliação de rubricas de forma independente, sem levar em conta as folhas concluídas, apenas o registro da rubrica individual.

 

Bem simples, não é mesmo?

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