Como construir um PDI pela plataforma da Sólides?

Confira no vídeo à seguir como estruturar um Plano de Desenvolvimento Individual pela plataforma da Sólides:


Se preferir, acompanhe o tutorial escrito abaixo:

1) Acesse o menu Gestão de Talentos e, em seguida, o submenu Colaboradores;

2) Depois disso, escolha para qual colaborador você deseja elaborar um PDI. Ao clicar nele, a ficha contratual do colaborador estará disponível, onde você pode encontrar todas as informações disponíveis sobre ele, como ocorrências, avaliações de desempenho e o Profiler;

3) No topo da página está localizada a opção PDI: Plano de Desenvolvimento Individual;

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A primeira informação disponível consiste em dois gráficos sobrepostos: um com a roda de competências do colaborador em questão e outro com a roda de competências esperadas para aquele cargo. Essa sobreposição facilita a visualização do encaixe desse colaborador no cargo e, também, quais competências ele precisa desenvolver ou no que ele está se destacando.


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A segunda informação disponível é uma comparação entre a nota média desse colaborador nas avaliações e a nota média de outras pessoas que ocupam o mesmo cargo. 

4) Ao descer a página até o final, temos a opção Criar novo PDI. O primeiro passo na construção desse PDI é a Análise Situacional, onde escolhemos qual competência o colaborador precisa desenvolver;

pdi3.gifO título é uma informação obrigatória no PDI e pode conter, por exemplo, a competência que será o foco desse PDI. Além disso, a data de início e de entrega também são obrigatórias.

Já os campos "Onde o colaborador está?", "Onde o colaborador que chegar?" e "Objetivo" são informações opcionais, mas interessantes para que o PDI esteja completo e detalhado. Neles você deve colocar informações como: o cargo atual do colaborador, o que se espera alcançar depois da elaboração desse PDI, quais competências do cargo que ele ocupa precisam de mais atenção da parte dele etc.

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Em seguida é o momento de definir as Metas que o colaborador deve cumprir para alcançar o resultado esperado. Nesse campo você deve escrever um título, definir uma data para que essa meta seja alcançada, adicionar uma descrição e uma ação para nortear o colaborador no caminho para o alcance da meta.

Além disso, é possível vincular um critério da Avaliação de Desempenho a essa meta específica e, também, se tiver, algum treinamento para auxiliar o colaborador. 

5) Depois que todo esse processo foi finalizado, basta salvar o PDI elaborado. A partir disso, temos algumas opções: visualizar o Checklist, onde você pode editar os campos preenchidos do plano, salvá-lo em PDF ou enviá-lo por e-mail.

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Estão disponíveis também as opções Visualizar e Editar, onde você pode preencher se o PDI está sendo entregue ou não ou se está em andamento e, assim, o sistema mostrará automaticamente a porcentagem de engajamento do colaborador com o plano.

Por fim, caso o colaborador tenha cumprido todas as metas, a última opção disponível é Finalizar o PDI. 

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