Perfil Triplo

O Perfil triplo costuma aparecer com menos frequência nos mapeamentos comportamentais e, por isso, essa situação pode criar algumas dúvidas. Entenda melhor as características desse tipo de perfil com o vídeo a seguir:

O Perfil Triplo é quando um resultado do relatório apresenta predominância de três perfis comportamentais.

Todos nós apresentamos características dos quatro perfis comportamentais. Porém, é comum que como características dominantes a gente apresente um ou dois perfis comportamentais e, por isso, quando percebemos um perfil triplo, ou seja, que dentre quatro perfis, três estão dominantes naquele resultado. Isso pode causar estranhamento em um primeiro momento, além da sensação de não entender muito bem o resultado, uma vez que são apresentadas diversas características, que são opostas entre si, e isso pode deixar um pouco disperso qual é a dominância que vamos apresentar.

Quando pegamos um relatório com três perfis dominantes, é possível perceber que o texto explicativo sobre os perfis tende a ter um pouco menos de detalhes a respeito das características dessa pessoa ou das suas características. Isso porque é perceptível nesses resultados muitos atributos que são antagônicos. 

Ao verificar o resultado, costumamos dizer que os dois primeiros perfis que aparecem costumam ser os perfis essenciais e o terceiro perfil, aquele que aparece com uma intensidade um pouco menor, é o perfil de desenvolvimento

Este é um cenário comum de se ocorrer em situações como a seguinte: a pessoa apresenta um ou dois perfis com características bem aparentes em seu dia a dia, porém ela é exposta a uma demanda ou uma atividade que exige características de um perfil que ela não apresenta dominância. 

Em um exemplo prático, um colaborador da minha empresa apresenta dominância de perfis mais introvertidos, um analista planejador, e ele é exposto a atividades nas quais precisa se relacionar mais com outras pessoas, dar feedbacks, situações que ela tenha que desenvolver melhor o seu relacionamento interpessoal e, por conta desta exposição, ela acaba desenvolvendo uma característica ou mais de um perfil mais extrovertido, como o comunicador, característica essa que pode ganhar tanta força que passa a se incorporar no perfil de dominância dele.

Um resultado triplo pode ocorrer em duas situações:

A pessoa é exposta por muito tempo a estas demandas que exigem esses atributos divergentes do seu perfil naquele momento, ou pode ser que ela esteja exatamente neste momento de desenvolvimento, onde ela está sendo exposta e está começando a desenvolver as características deste terceiro perfil.

Algo muito interessante a respeito do perfil triplo é que essa exposição na qual essa pessoa é submetida pode, naturalmente, gerar um aumento no Indicador de Exigência do Meio, pois ela pode sentir uma pressão maior do meio em que está inserida. 

Mas quando isso vai se desenvolvendo e essa pessoa entende e passa a absorver esta demanda, ela alcança esta competência comportamental de modo mais natural.

Ao mesmo tempo, quando há uma maturidade maior quanto à cobrança desta pessoa a uma nova característica de um outro perfil e ela inclusive já adquiriu muito novas capacidades, é possível verificar uma Exigência do Meio mais equilibrada, ou seja, aquilo não exige mais tanto dela como no início. 

Por isso, ao encontrar um perfil triplo é importante conversar e entender o momento da pessoa, a exigência sentida por ela para que possamos entender a realidade daquele perfil, daquela necessidade que foi percebida pela pessoa e como vamos desenvolvê-la da melhor forma possível.

Por fim, outro ponto muito importante é que pode ser que o respondente não apresente muitas características daquele terceiro perfil, mas é perceptível que ele desenvolveu muito de uma única competência que se destaca em seu dia a dia. Isso não quer dizer que ela não está desenvolvendo aquele perfil, mas está se adaptando às competências necessárias dele.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 9 de 9

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.