Como elaborar um PDI?

O Plano de Desenvolvimento Individual é um processo muito importante para o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores. O vídeo a seguir explica como ele pode ser elaborado por dentro da plataforma:

 
É possível pensar em um PDI tanto para colaboradores com uma alta performance quanto para colaboradores que precisam desenvolver alguma competência. Podemos pensar em pequenas metas e ações que o levem até o objetivo final.

Por exemplo, pensando em um colaborador que precisa focar na sua organização: podemos desenvolver metas que envolvam sua organização pessoal e do seu espaço para depois delegar atividades de trabalho que também desenvolvam sua organização.

Isso pode ser aplicado a um colaborador que já executa suas atividades com organização, mas ainda precisa desenvolver mais essa competência de forma a cumprir suas atividades de forma mais orgânica. Além disso, também podemos pensar nisso para um colaborador que não possui organização nenhuma e precisa desenvolver essa competência em grande escala. 

Pensando nisso, o Plano de Desenvolvimento Individual deve ser acompanhado pelos gestores daquela equipe ou colaborador, já que são essas pequenas metas que irão fazer diferença no produto final. Por isso, essa funcionalidade é dificilmente aplicada a uma equipe ou time inteiro, já que é um processo que demanda muita atenção. Logo, é importante escolher de forma estratégica quem será incluído no PDI. 

Outra dica importante é sempre relembrar que isso não é uma avaliação e não significa que o colaborador será demitido, apenas é uma forma de ajudar a desenvolver certas competências e, consequentemente, melhorar o seu trabalho. 

Ademais, é interessante sempre procurar alinhar as metas, ações e materiais ao perfil do colaborador. Por exemplo, se você desenvolver um PDI para um perfil Executor, não é produtivo trazer para ele uma quantidade extensa de material e tentar ensiná-lo como ele vai se tornar uma pessoa organizada. Nesse caso, gerar feedback e dar autonomia para o colaborador serão os melhores incentivos que a empresa pode dar.

Pensando em um perfil Analista, é necessário mostrar para ele que é importante ele ser organizado, já que isso trará melhorias no desempenho e na vida dele. 

Agora, o melhor momento para pensar em uma elaboração de PDI é após a Avaliação de Desempenho, porque é o momento em que podemos visualizar quais dos colaboradores precisam passar por esse processo. 

Por fim, dentro do sistema temos, na ficha do colaborador, a aba de PDI, onde você pode visualizar a Roda de Competências dele e também cadastrar competências que devem ser desenvolvidas, de forma a visualizar as metas que já foram alcançadas, que não estão cadastradas e que ainda estão em desenvolvimento. 
Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.