Como funciona o fluxo de aprovação de vagas?

Ao cadastrar uma nova vaga para ser postada no Jobs ou em qualquer outra plataforma ela deve, antes da publicação, ser aprovada por um time pré-definido na plataforma Sólides Gestão. Nesse artigo explicamos como funciona esse processo. 

Primeiramente, para que os gestores possam aprovar a publicação de uma vaga, eles devem estar cadastrados no Gestão. Para checar se eles estão cadastrados, basta clicar no menu Configurações e no submenu Usuários, localizados no lado esquerdo da tela.

Caso ele não esteja cadastrado, é necessário que esse cadastro seja feito na plataforma e, para que ele seja selecionado para o fluxo de aprovação, o usuário precisa ser gestor de algum time ou departamento.

fluxo.gif

Depois disso podemos seguir com o fluxo de aprovação de vagas. Para definir esse fluxo, siga o passo a passo: 

1) Acesse o Sólides Gestão;

2) No menu Sólides Profiler, clique no submenu Engenharia de Cargo;


Importante: Quando o RH deseja postar uma vaga ou até mesmo quando os gestores solicitam uma vaga, ela precisa ser aprovada por um time definido. Todas as pessoas desse time devem aprovar a vaga e ela só será postada assim que todas elas validarem a publicação.



3) Na criação dessa vaga, no submenu
Engenharia de Cargo, você define quais pessoas precisarão aprovar essa vaga antes que ela seja postada de fato:

fluxo2.gif

No Fluxo de Aprovação você pode colocar quantas pessoas quiser para que elas analisem a vaga e aprovem ou rejeitem a publicação. Já o Aprovador Final é quem “bate o martelo” e decide por último se a vaga está adequada ou não. 

O aprovador final pode ser uma pessoa ou o próprio RH da empresa, por exemplo. Além disso, é obrigatório a existência de um fluxo de aprovação e um aprovador final. Você pode, também, colocar a mesma pessoa nas duas funções, o importante é que ambas estejam ocupadas simultaneamente. 

Depois disso, basta salvar a vaga. É importante lembrar que esse processo deve ser feito em toda nova vaga cadastrada. Agora, um novo processo deve ser feito. Ele ocorre dessa forma:

No menu Atração de Talentos clique no submenu Vagas e, em seguida, crie uma vaga.

fluxo3.gifDepois de preencher todas as informações, salve a vaga. Na criação dela, aparecerá um aviso sobre o fluxo de aprovação de vagas. Assim que a vaga for criada, ela não será imediatamente publicada no Jobs, uma vez que deve ser aprovada pelo time definido na Engenharia de Cargos, logo, serão enviados e-mails para essas pessoas. Eles serão assim:artigo9.5.png

No caso da imagem acima o nome da empresa é “Restaurante Seu Assis”, mas isso varia de acordo com o nome da empresa. 

No corpo do e-mail estarão todas as informações cadastradas na vaga e, também, as opções de "aprovar" ou "recusar" a publicação dela. Caso a pessoa aprove a vaga, ela será redirecionada para uma página confirmando a aprovação e, depois disso, um e-mail será enviado para a próxima pessoa no fluxo de aprovação. 

Caso a pessoa rejeite a vaga enviada, deverá indicar o porquê da reprovação e a vaga deverá ser alterada por quem a criou. artigo9.7.png

Uma vez que essa alteração foi feita, o pedido de publicação será reenviado para as pessoas cadastradas no fluxo de aprovação e, se todas aprovarem, a vaga será publicada no Jobs e em outras plataformas de divulgação. Contudo, se alguma outra pessoa reprovar a vaga, ela deverá novamente ser alterada e, então, reenviada para o fluxo de aprovação. Esse processo acontece sucessivamente até que todos validem a vaga. 

Depois que todo o fluxo de aprovação e o aprovador final validarem a vaga ela será publicada. 

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 1 de 3

Comentários

0 comentário

Artigo fechado para comentários.