Vagas internas e mistas: como funcionam?

Entenda como funciona o fluxo de candidatura para vagas internas e mistas no nosso sistema.

1) Acesse o menu Atração de Talentos e, em seguida, o submenu Vagas;

2) Clique em Nova Vaga;

3) Na opção Tipo de Vaga, selecione entre Vaga Externa, Interna ou Mista

vagaexterna.gif

A opção Vaga Interna significa que essa posição só aceitará aplicações de pessoas da sua empresa, não do público externo. Por isso, ela não será publicada em nenhum jobboard e nem mesmo no Jobs da empresa.

Assim que ela for publicada o sistema vai gerar um link de compartilhamento. Esse link deve ser enviado aos colaboradores da empresa. 

Já a opção de Vaga Mista significa que essa posição aceitará aplicações tanto de colaboradores quanto de pessoas externas. Por isso, a vaga será publicada no Jobs da empresa e em outros jobboards e não haverá um link específico para seu compartilhamento com pessoas da empresa. 

Como o sistema vai saber quem é colaborador ou não?

Para que essa diferenciação entre vagas funcione corretamente, todos os colaboradores devem estar registrados no sistema no menu Gestão de Talentos, submenu Colaboradores.

A partir disso, o sistema vai diferenciar os candidatos pelo CPF, ou seja, ele vai identificar se aquele candidato é um colaborador ou não. 

Um outro ponto importante é que o sistema também pode barrar um colaborador de se candidatar em uma vaga externa da empresa. Se a vaga for estritamente externa, então nenhum colaborador pode tentar se tornar candidato. 

Como utilizar a automação de vaga interna para a externa?

Uma outra funcionalidade relacionada às vagas é o processo de transformar uma vaga interna em externa automaticamente.

Pense no seguinte cenário: abrimos uma vaga interna, porém, após alguns dias não houveram inscrições de nossos colaboradores. Deste modo, posso configurar já na abertura da vaga que, após alguns dias desta vaga interna, o sistema a colocará como externa sem que você precise configurar nada novamente.

Assim, caso não haja inscrições internas o sistema dá a possibilidade desta vaga se abrir apenas para o público externo e assim obtermos currículos de candidatos além da empresa apenas.

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 0 de 0

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.