A Hierarquia de Cargos é uma classificação muito importante nas vagas da empresa. Entenda, aqui, como utilizá-la:
Essa subdivisão diz respeito ao grau hierárquico de cada posição na sua empresa. Ela indica o nível de tomada de decisões que um colaborador tem na empresa, ou seja, qual peso a decisão de cada um tem e para quem essa decisões são reportadas.
O grau hierárquico segue essas colocações: alto, médio e baixo. Geralmente, os cargos de grau alto são:
- sócios;
- CEOs;
- diretores.
Enquanto os de grau médio são:
- gerentes;
- supervisores;
- entre outros.
Por fim, de grau baixo temos:
- assistentes;
- analistas;
- estagiários.
O que essa estrutura significa?
Significa que, em uma situação hipotética, um analista responde diretamente a um gerente, enquanto esse gerente responde à direção.
No entanto, é importante avaliar e validar como está a divisão de cargos na sua empresa. Isto é, avaliar como cada colaborador está atuando naquele momento e como as decisões que aquela pessoa toma afetam os demais colaboradores.
Não necessariamente um analista é um cargo de grau hierárquico baixo, ele pode estar cumprindo uma função de grau médio, como um coordenador, tornando-o um analista de grau hierárquico médio.
Como posso utilizar essa classificação?
Na Sólides, quando você está cadastrando colaboradores, pode colocar qual o grau hierárquico de cada uma dessas pessoas. Ao exportar seus colaboradores por planilha, você terá uma coluna específica com essa informação.
É importante manter o grau hierárquico de cada cargo atualizado e tê-lo organizado em uma planilha, pois isso também auxilia no processo de recrutamento e seleção da sua empresa. Com um quadro mais amplo do grau de cada cargo é mais fácil definir qual o perfil da pessoa que você precisa contratar.
Gostou do Conteúdo? Deixe sua opnião abaixo!
Comentários
Por favor, entre para comentar.