Como criar uma Avaliação de Desempenho 90º, 180º e 360°?

A Avaliação de Desempenho é um processo importante para a verificação do desempenho da sua equipe. Aprenda, aqui, como utilizar a funcionalidade no sistema.

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta utilizada pelos profissionais de RH para mensurar individualmente o desempenho, desenvolvimento, produtividade, expectativas e outros fatores importantes em uma equipe para o sucesso do desenvolvimento da empresa.

O departamento de RH tem um papel fundamental nesta atividade para a criação de competências que serão avaliadas efetivamente em seu time e, em conjunto com a liderança, que também exerce um papel importante no processo, devem estar bem alinhados com o processo de desenvolvimento da equipe.

Para a realização efetiva desse processo, é importante entender que uma Avaliação de Desempenho pode ter mais de um tipo de aplicação. São elas:

Avaliação 90º:

Nesta modalidade o colaborador é avaliado pelo seu gestor direto. Por exemplo: em um setor há um gerente, um coordenador e um analista, deste modo, a avaliação será feita pelo gestor direto de cada um. Ou seja, o analista será avaliado pelo coordenador e este será avaliado diretamente pelo gerente.

Avaliação 180º:

Já a avaliação 180º é uma atividade que inclui tanto o gestor quanto o colaborador, através da autoavaliação.

Neste caso, a avaliação será realizada normalmente pelo gestor e a autoavaliação pelo próprio colaborador, separadamente. Caso seja o desejo da empresa, após os resultados individuais eles podem conversar entre si e chegar em um consenso de outra nota, ou até detalhar melhor a prática do processo individual. Neste caso é sempre importante haver um feedback para o colaborador para uma maior efetividade e transparência na relação entre gestor e colaborador.

Avaliação 360º:

Este último modelo da avaliação envolve a avaliação de pares e, por isso, todos participam: o gestor, seus pares e até clientes e fornecedores. Em função disso temos este conceito de 360º.

É um processo que todos estão envolvidos, todos avaliam, geram resultados e dados para que o RH trabalhe com foco em ações de desenvolvimento e melhoria de acordo com uma quantidade maior de dados.

Todas as avaliações citadas acima encontram seus benefícios e malefícios, mas um ponto importante a se deixar claro é que cada uma pode ser adequada para a empresa dependendo do cenário em que ela se encontra.

Por isso, é extremamente importante ter uma conversa entre o RH para entender suas necessidades e expectativas para, então, entender qual o melhor modelo para a empresa naquele momento, para não correr o risco de aplicação de um modelo que pode acabar atrapalhando o processo de crescimento.

Como aplicar a Avaliação de Desempenho na plataforma Sólides?

A plataforma Sólides tem tudo em um único lugar, e nossa Avaliação de Desempenho não seria diferente. Assim, conseguimos realizar a aplicação de qualquer um dos modelos citados acima diretamente em nosso sistema.

Agora, no menu Solicitar Avaliação você poderá montar todos esses tipos de avaliação, incluindo uma avaliação customizada. Depois de selecionar o tipo, você será redirecionado para os participantes, onde vai selecionar os avaliadores e avaliados. 

teste avd[.gif

Quer entender um pouco mais sobre nossa Avaliação de Desempenho? Siga essa trilha de artigos!  

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 1 de 4

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.