Módulo de Admissão: o que é e como funciona?

O Admissão Digital da Sólides é uma ferramenta que torna o processo admissional das PMEs 100% digital e simplificado, otimizando tempo e recursos. Veja como funciona:

Clique nos links abaixo para acessar a seção que desejar:

  1. O que é o Módulo de Admissão Digital?
  2. Como utilizar o módulo e fazer admissões 100% digitais?
  3. Como acompanhar as respostas dos processos admissionais em aberto?
  4. Como adquirir o módulo?

1. O que é o Módulo de Admissão Digital?

O Admissão Digital é um módulo da solução de Departamento Pessoal da Sólides que simplifica e otimiza o processo de admissão de novos colaboradores. Com ele, você realiza a admissão de forma rápida, prática e eficiente, já integrando o colaborador no sistema correto e garantindo o upload de todos os documentos necessários.

Veja como funciona:

  1. O responsável pelo processo envia, diretamente da plataforma, um e-mail ao novo colaborador.            - Todas as informações desejadas para o contrato estão contidas na plataforma, algumas podem ser personalizadas. 
  1. No e-mail, o colaborador poderá anexar seus documentos, que retornam automaticamente para validação.
  2. Após essa etapa, o empregador dá seguimento à documentação contratual, incluindo as assinaturas eletrônicas, também realizadas na plataforma.

Tudo acontece de maneira totalmente automatizada, sem complicações.

2. Como utilizar o módulo e fazer admissões 100% digitais?

Sempre que finalizar o processo de Recrutamento e Seleção (funcionalidade que pode ser integrada), e um novo colaborador for selecionado, siga os seguintes passos para realizar o seu processo de admissão:

  1. Acesse a plataforma de DP da Sólides;
  2. No menu lateral, clique em Admissão e depois, escolha a opção Visão Geral.
  3. Agora, selecione a opção Nova Admissão e escolha se quer utilizar um modelo ou iniciar do zero;

  1. Já durante o preenchimento dos dados para fazer uma nova admissão se atente ao preenchimento dos dados obrigatórios:
  • Nome;
  • E-mail;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Data limite de envio dos documentos;
  • Data da admissão;
  • Filial na qual o colaborador irá trabalhar;
  • Modelo de Contratação (CLT ou Estagiário);
  • Tipo de pagamento;
  • Número de registro;
  • Cargo;
  • Local de Trabalho/Setor;
  • Tipo de Salário;
  • Salário;
  • ASO - Exame admissional - O exame admissional deve ser enviado?
  • Consulta de Qualificação Cadastral *
  • Documentação que deverá ser preenchida;
  • Quem irá preencher a documentação;

Importante: a Consulta de Qualificação Cadastral permite ao usuário verificar se o Cadastro de Pessoa Física-CPF e o Número de Identificação Social-NIS (NIT/PIS/PASEP) estão aptos para serem utilizados no eSocial. Você vai precisar do nome completo do candidato, data de nascimento e números de CPF e NIS. Em nossa plataforma há o link correto para que você faça a consulta antes de preencher o status da mesma.


5. Após preencher os dados, volte ao topo da página e revise as informações que serão enviadas no e-mail do candidato, localizadas à direita da tela. Um modelo padrão é fornecido, mas você pode editá-lo, além de conferir detalhes como a data de admissão e o tipo de contrato selecionado.

6. Agora basta clicar em Enviar Admissão, e prontinho! 

O seu e-mail já foi enviado, e assim que o candidato enviar os documentos você poderá finalizar o processo admissional.

3. Como acompanhar as respostas dos processos admissionais em aberto?

Para acompanhar o processo de envio e respostas do candidato sobre a admissão enviada à ele, basta você estar sempre atento na página de admissões.

Para isso, siga os passos:

1. No menu lateral, clique em Admissão e depois, escolha a opção Visão Geral.

2. Logo na página inicial, você poderá visualizar todos os status do processo admissional, sendo divididos entre os seguintes tópicos:

  • Pré-admissão: candidatos que estão prestes a serem contratados pela empresa. 
  • Aguardando documentação: quando o colaborador ainda está em processo de envio dos documentos;
  • Aprovar documentos: quando o colaborador já enviou os documentos, mas ainda é necessário que você, empregador, os valide;
  • Dados contratuais: quando o empregador é responsável pelo preenchimento e envio da documentação contratual do candidato;
  • Aguardando assinatura: quando todos os documentos estão validados e preenchidos e falta a assinatura de um dos lados;
  • Concluídas: todo o processo está completo e o empregador é redirecionado para a página do colaborador, onde é definido a escala de trabalho, regras de ponto e mais;
  • Canceladas: o processo do candidato foi encerrado.

3. Caso o colaborador esteja presente em aguardando documentos, é possível que você envie um lembrete para ele se atentar ao prazo estipulado;

4. Após o envio dos documentos pelo colaborador, lembre-se de revisar e aprovar cada anexo, verificando a validade de todos.

5. Ao finalizar a aprovação dos documentos preencha os dados contratuais do colaborador, tendo que preencher obrigatoriamente:

  • Código DIRF;
  • Tipo de contrato de trabalho;
  • Tipo de Admissão

6. Por fim, envie o contrato de trabalho para assinatura, aguarde a confirmação pelo colaborador e finalize o processo de admissão, com o cadastro já concluído e a ficha do novo colaborador disponível no perfil. 

Bem simples, não é?

4. Como adquirir o módulo?

Caso você ainda não tenha acesso ao módulo, acesse o Marketplace disponível na plataforma, ou entre em contato com o seu gerente de contas.

Não fique de fora dessa!

 

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