Como ativar registro de ponto com reconhecimento facial (PRO) na Sólides?

O reconhecimento facial no app de ponto da Sólides usa a câmera frontal para identificar cada colaborador por seus traços faciais. Para funcionar corretamente, é necessário ter uma foto nítida no perfil. Esse recurso é exclusivo para clientes PRO. Para contratar, fale com nosso time de especialistas.


Caso tenha o Sólides Totem e seu interesse seja ativar o Ponto Facial, leia o artigo:


Neste artigo, você entenderá:

  1. Como ativar o recurso PRO?
  2. Ativando o reconhecimento facial para Mobile
  3. Ativando o reconhecimento facial para Web
  4. Cadastrando foto para reconhecimento facial
  5. Ativar pontos pendentes por falha no reconhecimento facial

1. Como ativar o recurso PRO?

  • No menu lateral, clique em Empregador e Configurações e escolha a opção PRO.
  • Ative o Tangerino PRO e, depois, clique em SIM. Reconhecimento Facial para os colaboradores.

Pronto, agora você pode configurar os seus novos recursos. 

2. Ativando o reconhecimento facial para Mobile

Para utilização no aplicativo Sólides (SuperApp), há duas modalidades disponíveis:

  • Reconhecimento Online

    • A verificação da face é feita no momento do registro do ponto.
    • Caso a face não seja reconhecida, o ponto não é registrado.

  • Reconhecimento Offline

    • A foto é capturada normalmente (mesmo sem internet) e o reconhecimento é feito posteriormente.
    • Caso a verificação falhe (ex: rosto não correspondente, baixa iluminação, ângulo incorreto), o ícone de câmera ao lado do ponto na tela de Apropriação de Horas ficará vermelho.

Ative da seguinte forma: 

  • No menu lateral, clique em Empregador e escolha a opção PRO
  • Na listagem abaixo, você poderá ativar a função para cada colaborador separado ou selecionar a opção Marcar todos por módulo para ativar para todos colaboradores.
  • Em seguida, no menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Configurações e, depois, clique em Configurações gerais
  • Encontre a aba Mobile e selecione a opção Fazer reconhecimento facial online no aplicativo e Atualizar estes procedimentos para todos os colaboradores cadastrados.
  • Para validar, clique em Salvar Regras Mobile.

3. Ativando o reconhecimento facial para Web

Na versão Web, está disponível apenas o reconhecimento facial offline:

  • O ponto é registrado normalmente e a foto fica disponível na Apropriação de Horas.
  • Depois de um tempo, o sistema analisa a imagem para validar se é a mesma pessoa.
  • Caso a validação falhe, o ícone da câmera ficará vermelho.

Ative da seguinte forma:

  • Depois de ativar a função PRO, clique em Ponto, escolha a opção Configurações e, depois, clique em Configurações gerais
  • Encontre a aba Web e selecione a opção Exigir foto ao bater ponto e Atualizar estes procedimentos para todos os colaboradores cadastrados.
  • Para validar, clique em Salvar Regras Web.

 

4. Cadastrando foto para reconhecimento facial


Importante: é necessário incluir uma foto do colaborador nítida, que respeite as dimensões exigidas (340px largura X 450px altura \ Tamanho máximo: 15 Mb), no perfil do colaborador, para que seja feito o reconhecimento facial.


Para incluir a foto, siga os passos: 

  • Na parte superior da página, clique em Colaboradores
  • Outra opção é, no menu lateral, clicar em Cadastros gerais e, em seguida, escolher a opção Colaboradores.
  • Selecione o colaborador por meio do ícone de lápis de edição.
  • Incluir a foto clicando no ícone de lápis de edição.
  • Valide a ação clicando em Verificar Foto.

5. Ativar pontos pendentes por falha no reconhecimento facial

É possível configurar o sistema para que pontos com falha no reconhecimento facial PRO (modalidade offiline) fiquem pendentes de aprovação manual.

Como ativar:

  • Acesse o menu Ponto, escolha a opção Configurações e, depois, clique em Configurações gerais
  • Acesse a aba Pontos Pendentes;
  • Ative a opção Marcar ponto como pendente se o reconhecimento facial falhar – APP e clique em Atualizar para todos;
  • Valide clicando em Salvar.


Pronto, agora todo o processo está concluído! 

 

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião abaixo!

Esse artigo foi útil?
Usuários que acharam isso útil: 8 de 15

Comentários

0 comentário

Por favor, entre para comentar.