O reconhecimento facial no app de ponto da Sólides usa a câmera frontal para identificar cada colaborador por seus traços faciais. Para funcionar corretamente, é necessário ter uma foto nítida no perfil. Esse recurso é exclusivo para clientes PRO. Para contratar, fale com nosso time de especialistas.
Caso tenha o Sólides Totem e seu interesse seja ativar o Ponto Facial, leia o artigo:
Neste artigo, você entenderá:
- Como ativar o recurso PRO?
- Ativando o reconhecimento facial para Mobile
- Ativando o reconhecimento facial para Web
- Cadastrando foto para reconhecimento facial
- Ativar pontos pendentes por falha no reconhecimento facial
1. Como ativar o recurso PRO?
- No menu lateral, clique em Empregador e Configurações e escolha a opção PRO.
- Ative o Tangerino PRO e, depois, clique em SIM. Reconhecimento Facial para os colaboradores.
Pronto, agora você pode configurar os seus novos recursos.
2. Ativando o reconhecimento facial para Mobile
Para utilização no aplicativo Sólides (SuperApp), há duas modalidades disponíveis:
-
Reconhecimento Online
- A verificação da face é feita no momento do registro do ponto.
-
Caso a face não seja reconhecida, o ponto não é registrado.
-
Reconhecimento Offline
- A foto é capturada normalmente (mesmo sem internet) e o reconhecimento é feito posteriormente.
-
Caso a verificação falhe (ex: rosto não correspondente, baixa iluminação, ângulo incorreto), o ícone de câmera ao lado do ponto na tela de Apropriação de Horas ficará vermelho.
Ative da seguinte forma:
- No menu lateral, clique em Empregador e escolha a opção PRO.
- Na listagem abaixo, você poderá ativar a função para cada colaborador separado ou selecionar a opção Marcar todos por módulo para ativar para todos colaboradores.
- Em seguida, no menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Configurações e, depois, clique em Configurações gerais.
- Encontre a aba Mobile e selecione a opção Fazer reconhecimento facial online no aplicativo e Atualizar estes procedimentos para todos os colaboradores cadastrados.
- Para validar, clique em Salvar Regras Mobile.
3. Ativando o reconhecimento facial para Web
Na versão Web, está disponível apenas o reconhecimento facial offline:
- O ponto é registrado normalmente e a foto fica disponível na Apropriação de Horas.
- Depois de um tempo, o sistema analisa a imagem para validar se é a mesma pessoa.
- Caso a validação falhe, o ícone da câmera ficará vermelho.
Ative da seguinte forma:
- Depois de ativar a função PRO, clique em Ponto, escolha a opção Configurações e, depois, clique em Configurações gerais.
- Encontre a aba Web e selecione a opção Exigir foto ao bater ponto e Atualizar estes procedimentos para todos os colaboradores cadastrados.
- Para validar, clique em Salvar Regras Web.
4. Cadastrando foto para reconhecimento facial
Importante: é necessário incluir uma foto do colaborador nítida, que respeite as dimensões exigidas (340px largura X 450px altura \ Tamanho máximo: 15 Mb), no perfil do colaborador, para que seja feito o reconhecimento facial.
Para incluir a foto, siga os passos:
- Na parte superior da página, clique em Colaboradores.
- Outra opção é, no menu lateral, clicar em Cadastros gerais e, em seguida, escolher a opção Colaboradores.
- Selecione o colaborador por meio do ícone de lápis de edição.
- Incluir a foto clicando no ícone de lápis de edição.
- Valide a ação clicando em Verificar Foto.
5. Ativar pontos pendentes por falha no reconhecimento facial
É possível configurar o sistema para que pontos com falha no reconhecimento facial PRO (modalidade offiline) fiquem pendentes de aprovação manual.
Como ativar:
- Acesse o menu Ponto, escolha a opção Configurações e, depois, clique em Configurações gerais.
- Acesse a aba Pontos Pendentes;
- Ative a opção Marcar ponto como pendente se o reconhecimento facial falhar – APP e clique em Atualizar para todos;
- Valide clicando em Salvar.
Pronto, agora todo o processo está concluído!
Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião abaixo!
Comentários
Por favor, entre para comentar.