O novo módulo para lançamento de Afastamentos: conheça já!

Com essa funcionalidade o lançamento de atestados médicos e outros afastamentos ficarão exclusivamente dentro do novo módulo. Veja só!


Importante: caso o menu de afastamentos não esteja liberado em sua plataforma, o lançamento deve ser realizado como motivo de ajuste. 


Clique nos links abaixo para acessar a seção que desejar:

  1. O que é o novo menu Afastamentos?
  2. Como lançar um novo afastamento?
  3. Quais opções podem ser usadas para inserir Atestado Médico?
  4. Como liberar que um gestor lance afastamentos no sistema?
  5. Como autorizar que o colaborador solicite afastamento?
  6. Como aprovar afastamentos lançados por gestores ou colaboradores?
  7. Como acompanhar os afastamentos da sua empresa?

1. O que é o novo menu Afastamentos?

O objetivo principal da criação dessa funcionalidade é para que você, cliente, possa registrar de forma legal os afastamentos de seus colaboradores, e assim, tenha visibildade sobre os afastamentos de modo geral na sua empresa e podendo gerenciá-los de maneira mais assertiva.

Dentro do menu você poderá:

  • Lançar afastamentos para os seus colaboradores;
  • Receber lançamento de afastamentos dos gestores ou dos próprios colaboradores;
  • Aprovar ou reprovar esses lançamentos;
  • Acompanhar os afastamentos, podendo, também, gerar um Relatório de Afastamento de um colaborador específico

2. Como lançar um novo afastamento?

Para lançar um novo afastamento de determinado colaborador, basta seguir os passos:

  1. Acesse a Solução de DP da Sólides;
  2. No menu lateral, vá até Ponto, escolha a opção Controle de Ponto e, depois, clique em Afastamentos;
  3. Clique na opção Lançar Afastamento, e preencha todos os dados necessários

Lembre-se de que todos os dados sinalizados com * são obrigatórios ser preenchidos, sendo eles:

  • Colaborador
  • Tipo afastamento
  • Data de início
  • Tempo ausente
  • Dias afastado


IMPORTANTE: é possível lançar o documento de atestado do colaborador, de acordo com sua preferência!

Para que seus colaboradores lancem afastamentos, siga os passos do artigo:


Super simples não é mesmo?

 

3. Quais opções podem ser usadas para inserir Atestado Médico?

  • Doença por período igual ou inferior ao número de dias pago pela empresa: Artigo 476, CLT: O empregador paga os primeiros 15 dias de afastamento.
  • Doença por período superior ao número de dias pagos pela empresa: Artigo 59, Lei nº 8.213/91: Após 15 dias, o INSS é responsável pelo pagamento do auxílio-doença.
  • Novo afastamento em decorrência da mesma doença, dentro de 60 dias contados da cessação do afastamento anterior: Artigo 60, §6º, Lei nº 8.213/91: O benefício será restabelecido sem nova carência se ocorrer dentro de 60 dias.

 

4. Como liberar que um gestor lance afastamentos no sistema?

Para agilizar ainda mais os processos na sua empresa, é possível permitir que os gestores lancem afastamentos dos colaboradores de suas equipes no sistema. Basta liberar da seguinte forma:

  1. Acesse a Solução de DP da Sólides;
  2. No menu lateral, vá até Cadastros Gerais e escolha a opção Gestores. 
  3. Escolha o gestor que deseja liberar a gestão de afastamentos;
  4. Clique na opção Permissões;
  5. Habilite a opção Permitir Gestão de Afastamentos.

Após a liberação, para o gestor realizar um lançamento no sistema, basta ele seguir os passos do tópico anterior.

 

5. Como autorizar que o colaborador solicite afastamento?

Para que os colaboradores consigam solicitar afastamento por si mesmos, siga os passos:

  1. Acesse a Solução de DP da Sólides;
  2. No menu lateral, vá até Ponto, escolha a opção Configurações e, depois, clique em Configurações Gerais;
  3. Na página seguinte, vá até a aba Geral e habilite a opção Permitir que o colaborador lance afastamento;
  4. Marque a última opção, Atualizar estes procedimentos para todos os colaboradores cadastrados;
  5. Clique em Salvar.

IMPORTANTE: caso a opção não apareça imediatamente no aplicativo, oriente que ele sincronize dados
Para sincronizar os dados do aplicativo, faça o seguinte passo a passo:
1. Abra o aplicativo Sólides Ponto;
2. Clique nos três traços no canto superior direito da tela;
3. Deslize a tela para baixo;
4. Clique em Sincronizar dados;​​

 

6. Como aprovar afastamentos lançados por gestores ou colaboradores?

Caso algum gestor, ou colaborador, tenha lançado o afastamento, incluindo o atestado médico no processo, é possível que você, responsável pelo sistema, aprove ou não este afastamento. Veja só:

  1. Acesse a Solução de DP da Sólides;
  2. No menu lateral, vá até Ponto, escolha a opção Controle de Ponto e, depois, clique em Afastamentos;
  3. Verifique os novos afastamentos em seu sistema, podendo utilizar a opção de Busca Avançada para filtrar os afastamentos ainda em análise;
  4. Clique na opção ao lado esquerdo do nome da pessoa;
  5. Vá até a parte inferior da tela, e clique em aprovar, caso esteja ciente, ou em reprovar, caso não esteja ciente deste novo afastamento.

 

 

7. Como acompanhar os afastamentos da sua empresa?

Por fim, para acompanhar todos os afastamentos de um único colaborador, durante um determinado período, é possível retirar um relatório em excel que lhe auxiliará a ter um controle mais específico.

Basta ir até o menu de Afastamentos, buscar pelo colaborador que deseja retirar o relatório, e clicar no botão do canto direito, com um símbolo relacionado a planilhas.

Nele você poderá retirar um relatório completo, e bem detalhado sobre todos os atestados que foram apresentados por uma só pessoa.

Tudo bem simples e incrível não é mesmo?

Não deixe de aproveitar profundamente esta funcionalidade!

 

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