Apropriação de horas: lançar motivo de ajuste

Essa ação permite registrar justificativas para abonar ou não um dia, gerar faltas e absenteísmo ou não, por motivos como sobreaviso, compensação de horas ou outros. Veja como realizar o processo!

Clique nos links abaixo para acessar a seção que desejar:

  1. Como lançar motivo de ajuste?
  2. Detalhes importantes
  3. Exclusão dos motivos de ajustes?
  4. Erro ao lançar motivo de ajuste sem escala prevista
  5. Menu de afastamentos

1. Como lançar motivo de ajuste?

  • No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Colaboradores e, depois, clique em Apropriação de horas
  • Na página seguinte, utilize a caixa Filtro para buscar o colaborador necessário.
  • Na listagem abaixo, clique nos três pontos ao lado esquerdo do dia desejado. 
  • Escolha a opção Lançar motivo de ajustes
  • Na caixa nova, selecione o motivo, os horários e arquive um documento, se necessário. 
  • Para confirmar, clique em Salvar

Os motivos de ajuste podem ser aplicados ao dia inteiro do colaborador ou a períodos específicos. Caso necessário, é possível registrar motivos distintos em sequência.

Exemplo:

  • Ajuste A: Hora inicial 08:00 → Hora final 09:00
  • Ajuste B: Hora inicial 09:00 → Hora final 10:00

O motivo de ajuste será exibido na apropriação de horas, na folha de ponto e no perfil do colaborador nos dias em que for registrado.

2. Detalhes importantes

Os motivos de ajuste são configurados em Ponto > Motivos de Ajustes. Saiba como cadastrar neste artigo.

Antes de aplicar um motivo de ajuste, revise cuidadosamente suas configurações para compreender seu impacto na folha de ponto e nos relatórios. Para verificar as configurações, acesse: Menu > Ponto > Configurações > Motivo de Ajuste e clique no ícone de lápis de edição ao lado do motivo desejado.

3. Exclusão dos motivos de ajustes?

  • No menu lateral, acesse Ponto, escolha a opção Colaborador e clique em Apropriação de Horas.
  • Use o filtro para localizar o colaborador e clique em Consultar.
  • Encontre a data do motivo de ajuste desejado, e em seguida, clique no ícone de X ao lado do motivo para excluí-lo.

Observação: a exclusão só pode ser feita na tela de apropriação de horas se o motivo de ajuste for referente a um único dia. Caso o motivo esteja aplicado a múltiplos dias, a exclusão deve ser realizada no perfil do colaborador, na aba Lançamento de Ajustes.


Para excluir motivo de ajuste lançado para mais de um dia, siga os passos:

  • No menu lateral, acesse Cadastros gerais e clique em Colaboradores.
  • Filtre pelo colaborador desejado e, na linha dele, clique no ícone de lápis de edição.
  • Vá até a aba Lançamento de Ajustes.
  • Clique no ícone de X para excluir o ajuste.
  • Salve as alterações.

4. Erro ao lançar motivo de ajuste sem escala prevista

Se ao tentar lançar um motivo de ajuste aparecer a mensagem de erro indicando que o colaborador não tem escala prevista, siga os passos abaixo:

  1. Verifique o total previsto do dia:
      • Na tela de apropriação de horas, confira se há horas previstas no campo Total Previsto para o dia em questão.
      • Caso não haja, associe uma escala que tenha total previsto para o colaborador nesse dia.
  1. Cheque os horários do motivo de ajuste:
      • Certifique-se de que os horários definidos para o motivo de ajuste estão dentro do período previsto na escala do dia.
      • O sistema aceita o motivo de ajuste apenas dentro do horário de trabalho.
      • Ajustes registrados fora desse intervalo, como durante o horário de almoço ou fora do expediente (antes do início ou após o fim), não serão aceitos.

5. Menu de afastamentos

Agora, algumas contas, que já possuem acesso, realizam esse processo exclusivamente dentro do novo menu de afastamentos

Assim, você tem visibilidade sobre os afastamentos de modo geral na sua empresa e pode gerenciá-los de maneira mais assertiva. 

Leia o artigo aqui e saiba tudo!

 

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