Como zerar o banco de horas?

Na plataforma de DP da Sólides, é possível zerar o banco de horas até uma data determinada. Dessa forma, o colaborador começará a acumular saldo a partir desse momento, evitando o acúmulo indevido de horas em períodos futuros. Entenda! 


Importante: a função de ajustar ou zerar saldos se aplica apenas a colaboradores com regra de banco de horas, ou seja, cujas horas são acumuladas entre os períodos.

Para quem está em uma regra de hora extra, não é necessário quitar o saldo, já que as horas não se acumulam.


Neste artigo, você entenderá:

  1. Como garantir que os saldos estejam liberados para serem zerados?
  2. Como zerar o banco (tela Gestão de Banco de Horas)?
  3. Como verificar se o saldo foi zerado?
  4. Arquivar os relatórios de folha de ponto 
  5. Precisa realizar outros processos? (consultar, editar e excluir ajustes lançados, lançar valores específicos - horas positivas ou negativas em um dia- no banco, etc)

1.  Como garantir que os saldos estejam liberados para serem zerados? 

Antes de zerar ou ajustar saldos no banco de horas, é preciso garantir que eles estejam liberados para edição. Para isso, você deve ajustar a trava de fechamento de ponto:

  • Faça login na plataforma web.
  • No menu lateral, clique em Pontos, escolha a opção Controle de ponto e, depois, clique em Fechamento de ponto.
  • Na página seguinte,  insira a data do fechamento.
  • Para validar a ação, clique no botão Salvar e, em seguida, em Sim.

Importante: qualquer ajuste só poderá ser feito a partir dessa data — datas anteriores estarão bloqueadas.
Exemplo: se deseja zerar os saldos acumulados no banco desde 01/01/2023, salve essa data no fechamento.


Para entender mais detalhes do processo, leia o artigo:

2. Como zerar o banco (tela Gestão de Banco de Horas)?

  1. No menu lateral, clique em Pontos, escolha a opção Controle de ponto e, depois, clique em Gestão do Banco de Horas.
  2. No campo “1º passo”, informe a data final do período que deseja zerar.

Exemplo: se quer zerar o saldo até 12/12/2024 (e começar a contar um novo banco a partir de 13/12/2024), selecione na caixinha 12/12/2024, como no print abaixo:.


  1. No campo “2º passo’, preencha pelo menos um filtro (como gestor, filial, local de trabalho), além do filtro do Status do colaborador.
  2. No campo “ 3º passo”, marque a opção Quitar integralmente os saldos (para zerar).
  3. Selecione o(s) colaborador(es) desejado(s) e clique em Lançar quitações.
  4. No pop up que abrir, clique novamente em “Lançar Quitações”. Não clique em “lançar quitação e consolidar período”.

3. Como verificar se o saldo foi zerado


IMPORTANTE: se você precisa do relatório mostrando o saldo que o colaborador tinha antes do banco ser zerado, retire os relatórios antes de zerar o banco e os salve. 


Para visualizar o saldo zerado, gere um relatório de folha de ponto ou de banco de horas, utilizando como data final a mesma da quitação.

  • No menu lateral, clique em Ponto, escolha a opção Relatórios.
  • Depois, clique em  Folha de Ponto ou Banco de Hora / Hora Extra >> selecione banco de horas. 

(. Por exemplo: se você zerou o banco até 31/12/2023, gere o relatório com o período de 01/12/2023 a 31/12/2023 e verifique o campo Saldo Acumulado — ele estará zerado.)


ATENÇÃO: na tela de Gestão do Banco de Horas, ao consultar os saldos dos colaboradores até essa data, o sistema não exibirá mais saldos na listagem, pois o banco já foi zerado e não há horas pendentes para quitação.


4. Arquivar os relatórios de folha de ponto 

É importante que você sempre salve todas as folhas de ponto mostrando o saldo zerado. Para isso, você pode seguir de duas maneiras:

Em seu computador:

  • Organize seus arquivos criando uma pasta com o nome do relatório, por exemplo: “Folha de Ponto- saldo zerado na data XX/XX/XXXX”. 
  • Nessa pasta, salve todas as versões já geradas, sempre nomeadas com o mês correspondente. 
  • Se preferir, você também pode criar uma pasta separada para cada mês, especialmente se houver diversos relatórios mensais. 

Essa prática facilita o acesso e o controle das informações.

Caso possua ou queria contratar o módulo GED da Sólides:

O GED é a uma solução web para arquivar, gerenciar e assinar documentos de forma centralizada, segura e 100% digital, com arquivos organizados na nuvem.

  • Crie uma pasta com o nome do arquivo. 
  • Envie o relatório diretamente para a pasta do GED, ou suba o arquivo e faça inserção na página. 

Pronto! Pelo GED, você pode gerenciar todos seus arquivos e enviá-los para assinatura, com comprovação jurídica. 

Para saber mais detalhes:

5. Precisa realizar outros processos? (consultar, editar e excluir ajustes lançados, lançar valores específicos no banco, etc)

Você pode registrar quitações em dias específicos para ajustar os saldos do banco de horas dos colaboradores, informando valores positivos ou negativos.

Também é possível consultar, editar ou excluir quitações já lançadas, inclusive aquelas feitas via Gestão de Banco de Horas, utilizadas para zerar o saldo.

Isso é feito em menu lateral > ponto > controle de ponto > ajuste de banco de horas. Saiba em detalhes aqui: 

Precisa de mais ajuda? Confira os canais de atendimento!

Quer conhecer mais sobre o sistema? Confira nossos tutoriais em vídeo

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